Gondomarenses, exultemos!
A empresa privada Águas de Gondomar, que se apropriou do bem público que é a Água e que é de todos, deu-nos agora o privilégio de termos, como refere, numa só fatura, todos os ladrões, mesmo aqueles que nem sabemos quem são, todos numa só faturinha!
Não é espetacular?
O meu desde já muito obrigado por nos facilitarem imenso a vida!
A história conta-se rapidamente. Existia um certo senhor, já muito conhecido por ser um grande empreendedor na arte da roubalheira (foi por exemplo expulso do exército por roubar) e que chegou a presidente do Boavista Futebol Clube e que chegou até à presidência da Liga de Clubes de Futebol. E como aparecia muito nas televisões, geralmente em altos berros e a atropelar toda a gente, mas como povinho gosta e aprecia muito, e até admira muito as pessoas que falam e aparecem muito nas televisões, este senhor, mesmo não sendo da terra (nasceu em Viseu e vivia no Porto) lembrou-se se ser candidato à edilidade gondomarense pelo Partido Social Democrata.
Em campanha eleitoral utilizou os métodos tão bem representados na personagem do candidato Odorico, o político corrupto da telenovela O Bem Amado. Distribui eletrodomésticos e faz festas que o povo mais humilde muito aprecia, pois é sempre bom comer à borla, e elegem-no Presidente da Câmara de Gondomar. E só de lá seria obrigado a sair, vinte anos depois, graças à lei da limitação de mandatos que entretanto tinha sido aprovada no parlamento.
E de que é que o senhor se lembrou? De privatizar a gestão de resíduos e a Água, bem público e que deve ser acessível a todos. E qual foi então o resultado da boa gestão privada da Água em Gondomar?
Fácil! Gondomar passou a ser, segundo dados da DECO, e do dia para a noite, o município do país e que as pessoas mais pagam pela Água! Muito obrigado senhor Valentim Loureiro, estamos-lhe muito agradecidos. Acho até que lhe deviam erigir uma estátua, pois tanto bem o senhor fez pelos gondomarenses!
Mas, e quem não tiver dinheiro para pagar? Olha, que se fôda, que vá tomar banho ao rio ou que não tome banho, pois ainda por cima é muito ecológico!
Chama-se a isto chama-se capitalismo. Pegar num bem que é de todos, privatizá-lo, geralmente dando-o a amigos ou a alguém que nos vai encher os bolsos de dinheiro, e todos os outros que se fodam!
E a roubalheira na fatura da água é tanta, que eu, mesmo não habitando a minha casa, tenho de pagar pelo lixo que não faço! E pelo saneamento que não uso! Digam lá que não é espetacular?
Sim, mas vamos à questão do saneamento, que as maravilhas em Gondomar não se ficam por aqui!
O nosso querido e empreendedor major-presidente esteve vinte anos à frente dos destinos da câmara municipal, fez muitas obras, principalmente com o dinheiro dos outros, até deu muitos passeios de avião aos velhinhos, e até recebeu na altura seiscentos mil contos (três milhões de euros) aquando dos protestos contra a implementação da Turbo Gás em Medas, mas nesses vinte anos não se dignou sequer a fazer o saneamento básico, nem em Medas nem em Melres (que são agora a mesma freguesia graças ao doutor Relvas).
Sim, eu vivi, em pleno século XXI, na segunda maior área metropolitana do país, e o apesar dos vinte anos que o presidente-major por lá esteve, nem a merda do saneamento básico fez! Mas os gondomarenses sempre gostaram muito dele! Era uma pessoa tão boa que até ganhava com maioria absoluta! Mas uma das perguntas que eu faço é - onde foram parar esses três milhões de euros para calar os protestos dos medenses?
Saneamento. Ora bem, também temos que ter em conta que foi no final dos anos noventa que a Viagem Medieval se implementou no concelho da Feira. Então, para quê ir para terras de Santa Maria, se cá na nossa terra, sempre que chovia, podíamos ver a esterqueira medieval das fossas a escorrer pelas ruas abaixo? Para quê deslocarmo-nos a terras de Santa Maria da Feira, se tínhamos o privilégio de viver na era medieval? Certamente esse terá sido um dos motivos para que o major Valentim Loureiro não tivesse avançado com o saneamento básico. Isto podia ser até uma questão turística!
Mas tantos anos depois, e já pela mão do partido socialista, eis que finalmente as obras do saneamento finalmente se concluiram. Mas como estivemos tantos anos atrasados no tempo, tivemos depois uma bela surpresa, em forma de penalização. Eu pelo menos tive! Dono de uma pequena casa, com mais de quarenta anos, toma lá dois mil euros para pagar a ligação ao saneamento, em que cerca de quatrocentos euros - vou repetir! - em que quatrocentos euros são IVA taxado a 23%!!!
Sim, ser os últimos a ter saneamento básico em Gondomar, foi um verdadeiro luxo que mereceu imposto de IVA máximo! Já por exemplo as touradas, como sabemos, como é um serviço de primeira necessidade só paga 6%!
Mas alegremo-nos que nem tudo é mau!
Agora, a empresa Águas de Gondomar tornou tudo mais fácil aos munícipes. Colocou todos os ladrões juntos, mesmo aqueles que nem sabemos quem são, tudinhos numa só numa faturinha!
Digam lá, não é espetacular?