sábado, 28 de março de 2026

Em 1977 1 Litro de Gasolina Custava 12 Cêntimos - É Mais Caro ou Mais Barato do que Agora?

 O meu pai morreu há 33 anos e, como seu único herdeiro, ainda guardo todos os seus pertences. E acho que dou mais valor a peças que foram feitas pelas suas mãos, apontamentos feitos com a sua caligrafia e até ferramenta que usou, do que outras coisas. 

Num pequeno caderninho, estilo bloco de notas, com uma mulher com um ramos de rosas vermelhas nos braços e em que está escrito "Casa 1976", e, no verso "Livro de Apontamentos da Construção da Casa - Início 1977", tem toda uma série de apontamentos de gastos e dá para saber quanto custavam as coisas na altura. 

Estávamos nos anos setenta, bem longe da vertigem dos empréstimos bancários, e, tal como os meus pais, a maioria dos portugueses era aforradora e poupada e para isso convinha perceber para onde estava a ir o dinheiro. 

Hoje em dia fazem-se cursos on-line com especialistas em finanças pessoais, influencers que falam de 'literacia financeira' e explicam onde melhor aplicar o dinheiro, e o atual que nos governa até retirou a educação sexual das aulas de cidadania (porque no entender deles é muito melhor aprender na pornografia), e meteram no currículo uma forte componente económica para aprender de pequenino a ser bom contribuinte. 

Contudo, nos anos setenta, qualquer pessoa, mesmo sem saber ler nem escrever, sabia empiricamente mais de finanças pessoais do que hoje em dia os jovens que saem da universidade. Porque onde há muito pouco é preciso arte e engenho para saber poupar muito.

Mas vamos ver alguns preços de diferentes produtos anotados no bloco de notas do meu pai: 

Então, em 1977:

- Um saco de cimento custava 65 cêntimos

- Um garrafão de vinho = 49 cêntimos

- Uma carga de areia = 3€

- 1Kg de bacalhau = 47 cêntimos

- 1Kg feijão = 15 cêntimos

E 1 Litro de gasolina custava 12 cêntimos

Ena!, naquela altura 1L de gasolina só custava 12 cêntimos! Mas isso é mais barato ou mais caro do que agora, visto que, com as sucessivas guerras os combustíveis estão pela hora da morte?

Contas simples de merceeiro:

1977: 

1L gasolina 0,12€ 
Salário mínimo 22,45€ 

É preciso trabalhar 55 minutos para comprar 1L de gasolina 

2026: 

1L gasolina custa 1,95€ 
Salário mínimo 920€ 

É preciso trabalhar 22 minutos para comprar 1L de gasolina 

Conclusão: em 1977 a taxa de esforço era mais do dobro do que agora para comprar 1L de gasolina

"No Final do Dia" Morre a Língua Portuguesa

O rádio estava ligado e o programa era o Entre Políticos da Antena 1, que debatia com diferentes pessoas, de vários partidos os nomes dos juízes para o Tribunal Constitucional. De repente, algo começa-me a causar comichão. A deputada do PSD, Inês Ramalho, começa a repetir constantemente a expressão "no final do dia".


Fui contar e, em três minutos, a senhora conseguiu repetir oito vezes "no final do dia". Acho que todos nos lembramos, eu pelo menos ainda me lembro, quando os professores de português referiam que deveríamos evitar as "muletas linguísticas", de estar sempre a repetir as mesmas palavras, porque denotava um vocabulário fraquinho. De igual forma, quando escrevemos um texto, deveremos evitar estar sempre a repetir a mesma palavra.

"No final do dia", vem do anglicismo "at the end of the day", que é um jargão para parecer modernaço, típico dos tecnocratas liberais, e de quem diz "colaborador" e "resiliência" e que depois de acabado de dizer não acrescenta absolutamente nada à linha de argumentação.

Exemplo dito por Inês Ramalho: "...porque no final do dia os portugueses querer é que lhe resolvam os problemas". A sério? Uau, que conclusão brilhante para constatar o óbvio! 

Exemplo máximo de muleta linguística: "Eu, honestamente, no final do dia, a preocupação que me trás sistematicamente quando vejo estas discussões é que parece que o PS só está com este grau de irritação...". Afinal o que é que a senhora quis dizer? Nada, andou para ali às voltas a engonhar sem dizer nada de concreto.

Que palavras em português se poderiam usar:

- Em última análise

- No fundo

- No fim de contas

- Na prática

Assim, infelizmente, "no final do dia", e com tanto uso dos anglicismo, a língua portuguesa vai morrendo.  

quinta-feira, 26 de março de 2026

A Minha Frase do Dia (4) - Pedófilos

Todos os dias descobre-se um novo abusador ou pedófilo no Chega. O que me levou a escrever esta frase inspiradora:

"O CH anda a competir com a Igreja Católica para ver quem tem mais pedófilos"!




Editado: no dia seguinte a esta publicação, Ana Sá Lopes escreveu no Público:




"Caro leitor, cara leitora:
"O Chega é o partido dos pedófilos"
A avaliar pelo número de abusadores de menores que são encontrados nas fileiras do partido Chega, se um líder de um qualquer outro partido quisesse utilizar os métodos de André Ventura, podia desatar a dizer na praça pública isto: "O Chega é o partido dos pedófilos".

O artigo completo está aqui (só para assinantes).

Não Metas as Nudes no Marketplace

 Primeiro achei estranho. Um carro de 2007, que deve valer uns 2 mil euros, à venda por 28 003€? Coisa mais estranha e tanto preciosismo no preço!

Vai daí resolvi abrir o anúncio e fui passando as fotos do referido carro, um Honda Jazz 1.2 de 2007. E eis senão quando aparece lá pelo meio uma fotografia de pessoas a cavar a terra e a preparar-se para aquilo que parece ser uma horta. 

Cuidado com as fotografias na net. Um dia destes, sem querer, ainda metem as nudes no marketplace !

A Pipoca Mais Amarga


Ontem apanhei a "Pipoca", autora do blog "A Pipoca Mais Doce" no programa "Prova Oral" da Antena 3 apresentado pelo Fernando Alvim. Dizia ela a certa altura que fica triste porque no Instagram já ninguém lê três linhas e que, quando lhe dizem para voltar para o blog, responde que não, porque ninguém vai ler.

Há aqui vários contrassensos. Desde logo porque o Intagram não é um equivalente do blog, é uma coisa bem diferente. Aliás, o Instagram começou por ser uma espécie de fotolog, em que as pessoas partilhavam unicamente fotografias. O Instagram não foi feito para escrever, e, se hoje em dia alguém quer passar uma mensagem, tem que escrever a mensagem em letras bem garrafais nas imagens porque as descrições quase ninguém vai ler, e toda a gente sabe disso. As descrições das imagens do Instagram tem uma letrinha muito pequenina e os links nem sequer funcionam. 

OInstagram quis ser várias coisas. Quis ser microblog como o Twitter, quis ter vídeos curtos (tantas vezes ridículos) e quis ter stories, no fundo quis ser Twitter e Tik Tok e perdeu-se o seu intuito inicial. Acabou por se tornar uma salganhada e já se nota uma perda de publicações por parte das pessoas, nas redes sociais, simplesmente porque cansadas de ver milhares de coisas sobre tudo e mais alguma coisa e não reterem absolutamente nada. 

A Pipoca diz que está triste, que não gosta do Instagram, mas continua lá! Continua lá, e não critico, porque é lá que recebe dinheirinho e o dinheiro não cai de céu. 

Mas sobre visualizações. Por curiosidade até fui ver como andam as visualizações dos meus blogs, Multi-Resistente e Bucólico-Anónimo e a verdade é que, apesar de eu andar a publicar menos, as visualizações continuam a aumentar. Então em que ficamos? Diz-se que os blogs morreram e ninguém os lê mas há quem tenha cada vez mais visualizações? É estranho, não?

terça-feira, 24 de março de 2026

A Ciência de Lavar a Roupa

https://www.thesun.co.uk/

 Percebo hoje - simplesmente porque nunca tinha sequer parado para pensar nisso - que a minha vida amorosa poderia ter sido, muito diferente, se a partir do momento que a primeira relação ruiu, e com trinta anos, tivesse ido viver sozinho, ainda que sempre tivesse tido a minha casa à disposição. Mas percebo agora, que parece que um homem a viver sozinho é para as mulheres muito mais apelativo. Mas não é sobre essas reflexões que me apetece escrever. 

Estou a viver sozinho há cerca de meio ano e a verdade é que não estava bem preparado para os desafios de dona de casa. Ao menos engordei dois kg, o que significa que fome não tenho passado e não tenho ido assim tantas vezes como isso ao restaurante. Cozinho para comer em casa e para levar para o trabalho. 

Comecei inicialmente, ainda antes de me ter mudado, por ter de comprar um esquentador porque o que tinha já tinha entregado a alma ao criador, e o passo seguinte seria, obrigatoriamente, comprar uma máquina de lavar. 

Mas que tipo de máquina comprar? Falasse eu com dez pessoas e as pessoas dir-me-iam dez coisas diferentes. Que para mim sozinho uma máquina de 5-6Kg chegava perfeitamente porque com mais seria para gastar energia desnecessariamente; que não, que o melhor seria de 9Kg se depois quisesse lavar edredons e cobertores; que o ideal seria mesmo comprar uma máquina de lavar e de secar; nada disso, o melhor mesmo seria uma máquina de lavar e outra máquina de secar...

Fiquei tão indeciso que acabei adiando tempo demais a compra e acabei a comprar a máquina de lavar que uma vendedora do comércio tradicional me sugeriu e que, ainda por cima, mesmo eu morando relativamente longe, que ma traria a casa sem qualquer custo. Ela tinha lá todos os tipos de máquinas, baratas, mais caras, de marcas de televisões e de telemóveis, até às marcas mais caras alemãs. 

Disse-me que "avariar todas avariam, mas se avariar uma Bosch de 650€ você ficará mais chateado". E deu-me a sua sugestão pessoal, de dona de casa com roupa de quatro pessoas, que era a máquina que tinha em casa, uma máquina Beku de 8Kg, que custou cerca de 350€.

Depois há toda uma ciência para meter a roupa a lavar. Disse-me um colega: "Olha, a primeira máquina de roupa que fiz estraguei a roupa toda!" Tudo isto porque é quase preciso fazer um doutoramento sobre a lavagem da roupa: as rotações, as temperaturas, as cores, os detergentes, a lavagem da máquina...

Há coisas que, desde cedo, todos nós, mulheres e homens, deveríamos aprender. E ao contrário de outros assuntos, não creio que deveriam ser as aulas de cidadania a ensinar.

Há não muitos anos os homens iam trabalhar e trazer dinheiro para casa, e às mulheres competia trabalhar na lida doméstica e ir para o lavadouro público lavar a roupa à mão e deixá-la a corar. Rapidamente tudo mudou. Hoje são as mulheres que mais enchem as universidade e porque ambos trabalham fora de casa para ganhar dinheiro, convém que as tarefas domésticas sejam divididas por ambos. 

As mulheres continuam a ser mais sobrecarregadas, no entanto, parece-me que essa desigualdade é muitas perpetuada pelas mães, e parece-me que se continua a diferenciar a educação dos rapazes e das raparigas. E se há casos em que os pais ensinam os filhos e filhas sobre as mais variadas tarefas, parece-me que também há casos em que já não se ensina nada por igual, e quer rapazes e raparigas nem um ovo sabem estrelar, porque passam o dia todo com os auscultadores metidos nos ouvidos e a jogar o dia todo. 

Quanto a mim, vamos ver. Não sei se fiz a escolha acertada ou não, no entanto já fiquei a saber que há toda uma ciência para comprar uma simples máquina de lavar e lavar a roupa. Tarefas que há muito deveria ter aprendido e, por experiência, formado a minha opinião.