domingo, 2 de setembro de 2018

Para Acabar de Vez com a Discussão da Mudança da Hora

Os animais não precisam de relógios nem de despertadores que lhes digam que é hora de acordar, hora de ir almoçar, hora de ir dormir, ou os dias em que se pode ou não pinar. Os animais nunca precisaram de relógio, muito menos precisaram de mudar a hora. Os dias são maiores no Verão e são mais curtos no Inverno. Qualquer bichinho sabe disto. Mas há cerca de cem anos que em alguns países, como Portugal, decidiram andar com os ponteiros para a frente e para trás. 

Oitenta e quatro por centro dos europeus votaram pelo fim da mudança da hora. Em Portugal foram 85%. Mas mal a Comissão Europeia, na voz do senhor esquentador Junker, manifestou a vontade de cumprir a vontade expressa na consulta pública mais participada de sempre, logo vieram os velhos do Restelo que não pode ser. Então já estávamos tão habituadinhos a atrasar e a adiantar o relógio e vão agora acabar com isso?  

Não!, porque o que já percebi é que as pessoas querem sol às sete horas da manhã e sol às dez da noite quer seja Verão ou Inverno!

Brian Snyder/Reuters
As pessoas querem cortar o cabelo, mas não querem o cabelo cortado. As pessoas, como se viu com os britânicos, querem sair da União Europeia, mas quando acordam depois do referendo e já estavam foram da UE entram todos em pânico, porque na verdade não queriam sair da União Europeia.  Ou melhor, queriam só as coisas boas, mas estavam revoltados com as más. Votaram para sair, mas era só para ser do contra, na verdade não queriam sair. E o que acontece é que as pessoas hoje em dia não sabem o que querem. As pessoas querem o melhor, não é de dois, é dos mundos todos! As pessoas só querem as vantagens. E não se gosta da mudança da hora, que causa sempre mais mortes e problemas na biologia das pessoas, mas decidir não mudar a hora também é uma chatice porque as pessoas, especialmente os portugueses, que são os que eu conheço, não gostam nada de mudanças!

E neste caso da mudança da hora nem se interessaram em votar. Mas houve uma votação? A mim ninguém me perguntou nada?, li na blogosfera. Certamente que é muito mais importante estar a fazer gosto num gatinho fofinho ou numa mamalhuda de biquini, que se interessar pelas coisas que verdadeiramente mexem nas nossas vidas. Ah, mas a política é uma coisa tão chata - quem é que se preocupa com isso?

O que é que eu acho? Acho que devíamos ser todos obrigados a trabalhar de noite. Então uma das vantagens apontadas para a mudança da hora não é a poupança de energia? O que se ia poupar a trabalhar de noite - tal como com as máquinas de lavar! - na tarifa bi-horária!

Maldita modernidade que deu direitos às pessoas e oportunidade de as ouvir. Coitados dos fachos e salazaristas. Antigamente é que era. Trabalha-se de sol a sol (se bem que agora é quase igual) seis ou sete dias por semana, e não havia cá de discussões estéreis sobre a mudança da hora!

2 comentários:

  1. Para tua informação fiz ontem um referendo no meu instagram! 78% a favor e 22% contra. Eu seria a primeira pessoa a estar a favor de se manter sempre a mesma hora, mas era se fosse o horário de inverno! Detesto a hora de verão! E agora é a que querem manter o inverno todo??? Enfim!

    Beijinho.
    O Meu Dolce Far Niente
    Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso, não me apercebi desse pormenor. Teria que se optar por uma ou por outra hora. Mas sabes uma coisa? O que eu detesto é mesmo a mudança de hora em Março. Sempre fui assim. Aquela mudança faz-me andar mal disposto várias semanas seguidas. Por outro lado, por estes dias, duas ou três pessoas, disseram-me que sofrem com a mudança de Inverno. Mas isto da mudança da hora nem interessa para nada! O que interessa é a hora a que entramos ao trabalho! Isso é que conta! Beijinho

      Eliminar