quarta-feira, 12 de setembro de 2018

E Quando o Centro de Inspeções Nos Danifica o Carro?

Ninguém diga que está bem. Eu certamente não o posso afirmar visto que tantas são as situações lamentáveis que me vão acontecendo que já começo a achar que não ando bem acompanhado.

Não percebi bem a ideia, mas aqui a 5Km da minha aldeia abriu, não um, mas sim dois Centros de Inspeção automóvel. Então, se antes levava o carro a algum, que ficasse a meio caminho entre o trabalho e casa, agora decidi levar o carro a centro mais perto, que é cá na terra. Afinal, sempre fui da opinião que devemos dar o dinheiro a ganhar aos da terra, até para que os negócios floresçam e estejamos também nós servidos. Ajudar os negócios de proximidade será também, em última análise, ajudarmo-nos a nós também.

Lá levei o carro este ano, e não era a primeira vez, e fiquei logo mal impressionado quando o jovem inspetor me deixou o carro ir abaixo, não uma, não duas, mas sim três vezes seguidas. E lá começou a fazer o seu trabalho. Abre capot, vê os faróis e faz a habitual penetração anal ao escape do veículo. Tudo parecia decorrer normalmente até que vai retirar aquela espécie de sonda que enfiou no escape. Puxa uma vez e aquilo não sai. Puxa segunda vez com mais força e também não sai. Até que começa a puxar com tanta força, que eu de imediato pensei "Vais-me foder o escape ó meu filho da puta"! (Sim, eu também praguejo por pensamentos e vou arder no fogo do Inferno... Ah não, espera, a Igreja já veio dizer que o Inferno deixou de existir. Fico mais tranquilo, posso continuar a praguejar oralmente e por pensamentos).


Entretanto o inspetorzinho lá continua o seu trabalho e no fim entrega-me a carta verde, atestando que o meu cavalo preto está em condições para circular.

Trouxe o carro para casa normalmente. Só depois me apercebi. Olho para a traseira do meu veículo e... "Ui, que é aquilo ali à vista?". O meu carro, ao contrário da maioria, não tem o escape à vista, este fica totalmente escondido debaixo do pára-choques.
Fui lá inspecionar, meti lá a mão, e estava tudo solto. O gajo tinha conseguido partir o apoio traseiro do cano de escape, que é em borracha para amortecer e não fazer barulho, e eu tive de comprar um novo, e ainda tive alguma sorte porque a brincadeira ficou só por 12€.

Mas não deixa de ser irónico. Para eu circular com o carro, o meu país obriga-me a ir a uma instituição que vai aferir que o meu carro está em condições de circular. Mas mesmo que o meu carro esteja impecável, tenho de pagar na mesma mais de 31€!

A ironia de tudo isto é que, a entidade que vai certificar que o meu carro está apto a circular, é aquela que me vai danificar o carro e dar prejuízo. Mas, por último, ao passarem-me a carta verde sem nada a apontar, só mostraram que não viram o escape todo solto, da grande merda que tinham acabado de fazer. Danificaram o carro e não viram que o carro não pode circular assim!

É precisa muita paciência para aturar incompetentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário