segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Porque é que os Ricos Compram Televisões e Jornais?

"Os demagogos não são os únicos nem mesmo os mais eficientes exploradores da sugestionabilidade humana.  Os proprietários dos jornais levaram a arte dos cavalheiros de indústria a um grau ainda mais alto. O alargamento da educação elementar foi acompanhado por um grande aumento de influência da imprensa. Quem lê pode correr - na mesma direção em que corre o seu jornal. Isto é um facto do qual os ricos não foram lentos em tirar vantagem. Praticamente falando, toda a imprensa inglesa está agora nas mãos de quatro ou cinco homens ricos. Oligarcas plutocráticos, aspiram a governar, sob a capa das instituições democráticas, impessoalmente e sem responsabilidade. Explorar a democracia, viram eles, é mais fácil e mais rendoso do que opor-se a ela. Deixem que os muitos votem mas conforme lhe disserem os poucos opulentos que são os donos dos jornais. Os muitos obedecem - geralmente, mas nem sempre. As eleições podem ser ganhas, como foi demonstrado pelos Liberais em 1860* e pelo Partido Trabalhista em 1923, em oposição direta com uma imprensa quase unanimemente hostil. Os proprietários dos jornais não governarão indisputavelmente enquanto não descobrirem em que circunstâncias os homens concordam, e em que outras correspondem al alvitre por contradição deliberada. Eles já se aperceberam (o que os mestres-escolas já descobriram há muito) de que a sugestão indireta está menos sujeita a levantar contradição do que a direta. As notícias deturpadas convencem muito mais efectivamente do que muitos artigos de fundo dogmáticos. Mas a ciência do cavalheirismo de indústria jornalístico está ainda na sua infância. Chegará sem dúvida o tempo em que os métodos de propaganda dos proprietários de jornais contemporâneos parecerão barbaramente verdes e ineptos. 

*no livro está escrito 1960, mas como este foi publicado em 1927 isso é impossível pelo que deduzo que seja 1860

Sobre a Democracia e Outros Estudos / Aldous Huxley (1927)


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Completamente. Não vivêssemos hoje na era da maior educação/formação de sempre, que foi acompanhada da maior profusão de mentiras de sempre e em que tanta gente quer acreditar nessas mentiras, seja porque a Terra é quadrada, que os confinamentos e máscaras não controlam pademias, ou porque a erupção dum vulcão é controlada por um botão. E depois basta ver quem são hoje os donos dos media, das televisões, jornais e revistas e até das rádios. Há grupos que detêm enormes monopólios de constante manipulação da opinião pública com comentadores quase todos da mesma área política do patrão (a falta de vergonha é tanta que ex-terroristas do MDLP têm direito a comentário em horário nobre!) e a par da manipulação uma zégomesferreirização da informação.

      Temos uma informação todos os dias a dizer às pessoas em quem votar - indiretamente claro! - a defender os interesses dos ricos e patrões e, ironicamente, a quem não interessa às classes média e baixa. No fundo os media dizem aos ratos (povo) para continuarem a votar nos gatos (ricos) porque são as melhores pessoas para os governar! E assim vamos vivendo, alegremente, numa democracia a fingir, que no fundo não é democracia nenhuma.

      Eliminar