quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Maldito Salazar!

roubado daqui: http://pedroribeiroferreira.blogspot.com
Depois de nas legislativas um pequeno partido de extrema-direita ter eleito um deputado no parlamento português, soaram os alarmes. Cuidado! Os fascistas também já chegaram a Portugal, como se de mais uma moda se tratasse, e  como bem sabemos, tudo que são modas, e que vêm lá do estrangeiro, demoram sempre mais um bocado a chegar a Portugal! Mas isto é tão ridículo porque esse mesmo deputado estava no Partido Social Democrata e teve inclusive o apoio de Passos Coelho para ser candidato à Câmara Municipal de Loures em coligação com o Centro Democrático Social (CDS), que depois lhe retirou o apoio, quando o senhor veio com aquele discurso polémico e racista sobre os ciganos. 

Fala-se com muito medo da extrema-direita, mas a verdade é que isto não surge de geração espontânea! Os fascistas já vivem no meio de nós! E de vez em quando lá mostram a sua face!, e ontem confrontei-me com um colega que treina comigo e de quem nada sei, mas que após o velho argumento do ressabiamento da direita que "o Costa tomou o poder de assalto", passado um bocado já me estava a dizer maravilhas do Salazar!!

Alto! Para tudo! Então a democracia não presta - bem lhe tentei explicar que em democracia governa quem tem mais deputados! - mas, espera lá, a solução é uma ditadura em que o ditador pode matar  qualquer pessoa que pensa diferente? Mas o que é que esta gente tem dentro da cabeça, caralho?

Eu comecei por tentar explicar - não estava a ser fácil fazer-me ouvir! - porque parece que as pessoas já se esqueceram do que aconteceu na sequência das eleições legislativas de 2015! Vêm com a puta da cantilena que quem teve mais votos foi a coligação de direita, mas fazem o choradinho que foi o Costa que tomou o poder., como se ele tivesse montado num tanque de guerra e tomado o pode de assalto! Não! Não foi nada assim que se passou. A PAF teve mais votos nas eleições e o senhor presidente da república Cavaco Silva (aquele que não conseguia viver com 15 mil euros por mês, lembram-se?) empossou como primeiro-ministro o Passos Coelho, mesmo já sabendo que os partidos de esquerda no parlamento se tinham pela primeira vez unido para varrer  a direita, visto que como tinham maioria absoluta no parlamento poderiam suportar um novo governo. Chama-se a isso democracia!

O senhor Passos Coelho toma posse, mas fica na história portuguesa como o primeiro-ministro dum governo que durou menos tempo: onze dias!, porque após uma moção de censura, 123 votoram a favor e 107 votaram contra. E caía assim o governo de Passos e Portas, simplesmente porque tinha menos deputados no parlamento. Então se calhar a direita não ganhou eleições nenhumas, tão simplesmente porque não elegeu 116 deputados (mais de metade do total de 230) A isto chama-se: democracia, mas parece que anda por aí muita gente, até com responsabilidades, que não sabe bem o que isso é!

Depois desta explicação o meu contendor começa a disparar em todas as direções! Mais parecia um soldado com uma metralhadora descontrolada! Que não deveria ser assim, que está mal, que os partidos se deveriam coligar antes e não depois das eleições - o que faz um sentido do caralho visto que eu posso-me identificar com um partido, que estando coligado com outro que detesto já irá perder o meu voto! Os partidos vão a votos, as alianças a existir fazem-se depois, ainda que também possa ser feitas antes. Mas caso não se concorde com este sistema então que se mude a Constituição e se façam leis diferentes! Mas para já são estas as regras que temos, não temos mais nenhumas, nem se mudam as leis a meio do jogo.

E conversa vai e conversa vem, e fico a saber que nos tempos de Salazar é que afinal o país estava muito bem!! Puta que pariu!!

E são sempre os mesmos argumentos de sempre! Já parecia os argumentos dos defensores das touradas! Porque no tempo de Salazar havia "respeito" e não havia crime como hoje! "Tu vives no terceiro país mais pacífico do mundo caralho, queres o quê"? No tempo de Salazar não havia respeito, havia era muito medo, porque arrebitavas cabelo e ias servir de alimento aos peixes no fundo do rio Douro!

Ah, e a economia!! Sempre o argumento da economia! O povo morria de fome, os bens eram racionados, mas o país estava rico! Recentemente também houve outro iluminado, Luís Montenegro, ex-líder da bancada parlamentar do PSD que, em pleno governo de Passos Coelho veio dizer essa alarvidade: "a vida das pessoas não está melhor, mas o país está muito melhor"! Fico realmente na dúvida em saber o que afinal será um país!



As pessoas morriam de fome, fala-se na célebre "sardinha para três" e comia-se muita batata com couves - quem as tinha! - senão era batatas com batatas, mas o país estava um espetáculo! Havia racionamento, aos agricultores era confiscada toda a produção do que produziam, mas depois todo esse roubo ia para o estrangeiro em comboios que diziam - veja-se da falta de vergonha da propaganda fascista! "As Sobras de Portugal"!



"Eu tinha quatro filhos e era filha de lavrador – filha única, que eu não tinha mais irmãos. E o milho era todo arrecadado para depois ir para as outras nações que tinham a guerra, não é? Os comboios diziam assim: Sobras de Portugal. Cá não havia sobras: era fome! A gente aqui esticada à fome! (Foi a [guerra] de 1939 a 45. Chamavam o racionamento. Nem os próprios lavradores podiam ter o milho! Tinham de o esconder. Levaram o milho todo!"

Portugal viveu um período de cinquenta anos de obscurantismo, de repressão e de analfabetismo, de fome e censura, no entanto há hoje pessoas que acreditam cegamente - e que puta de lavagem cerebral lhes devem ter feito! - que no tempo de Salazar é que é era! E já diz o povo "mais vale cair em graça que ser engraçado"! Nada do que se argumente convence estes fanáticos. Nada!! É um dogma: "Salazar é o melhor português de sempre" mesmo que tenha matado montes de pessoas, umas diretamente como Humberto Delgado do "obviamente demito-o", como tantos outros anónimos que combatiam o regime, como matou tanta gente à fome e de miséria, e muitos outros na guerra colonial.

Eu gosto de discutir e trocar ideias, porque "é da discussão que se faz luz" mas quando encontramos gente que diz este tipo de barbaridade, então simplesmente é melhor cada um ficar na sua. Passamos uma hora a discutir em vez de treinar - e há torneio na 6a feira! - e ainda por cima apanhei um leve resfriado, e aquela hora da noite se calhar ainda incomodamos os vizinhos.

Maldito Salazar!

3 comentários:

  1. Os meus parabéns pelo comentário. Mais ainda pela pesquisa feita sobre o tempo de Salazar, pois como é evidente não foram tempos vividos por si.
    Só fala bem de Salazar quem vem de outro planeta. Mas hoje também parece que as pessoas já se esqueceram dos salários congelados e do aumento dos bens de primeira necessidade. Costa tenta marcar a diferença mas é evidente que milagres é difícil, tal como fazer omeletes sem ovos.
    Um bom final de dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não precisei fazer grande pesquisa! Eu tenho pais! E tive um avô que ficou aos quatro anos sem pai (porque este fugiu com uma brasileira para o Brasil) e aos quatro anos ficou sozinho com os irmãos e teve que andar a pedir na rua! O meu avô teve que andar a servir, nos campos, a trabalhar de sol a sol para os senhores, como esta senhora do vídeo, donos das terras. E toda a vida ouvi o meu avô contar como a vida era no tempo de Salazar. Que de vez em quando vinham uns tipos pelo monte, de gabardina vestida e lá vinha com a conversa "Ó patrão a vida está difícil, não esta?" Ao que o meu avô já avisado dos bufas da PIDE respondia sempre "A vida só está difícil para quem não quer trabalhar".

      Que ninguém, enquanto o meu avô foi vivo elogiasse o Salazar que ele soltava-lhe os cães. E vem agora gente da minha idade, que já nasceu no regime democrático (com todos os seus defeitos) achar que no tempo de Salazar é que se estava bem? Este pessoal só pode estar senil da cabeça!

      As pessoas têm a memória muito curta! Ontem este meu colega perguntava-me "Olha lá, e quanto é que o Mário Soares está a receber por mês?" Já nem sabia que o homem tinha morrido! A memória coletiva é cada vez menor. Ninguém se lembra de nada, e estou em crer que rapidamente as pessoas se vâo esquecer do que foi o governo do Passos e do Portas. Tal como, se calhar, os que viveram esse tempo, se esqueceram do que era viver no tempo de Salazar, em que as mulheres nem sequer podiam votar, e para casar, se fossem funcionárias públicas, tinham que obrigatoriamente arranjar um marido que ganhasse mais - daí tantas professoras "solteironas", não por escolha, mas por obrigação.

      Se calhar o mais inteligente que eu tinha a fazer era calar-me. Mas há certas coisas que não consigo mesmo.  

      Um bom final de dia para si também e obrigado pelo seu comentário. 

      Eliminar
  2. "E vem agora gente da minha idade, que já nasceu no regime democrático (com todos os seus defeitos) achar que no tempo de Salazar é que se estava bem?" Apoio. Eu sou criança ainda pré-25 de Abril, mas, amigo, ter-me-ia dado muito mal no tempo do Salazar. Acabaria torturada, ou até morta, sei isso, sinto isso, perfeitamente. Não posso com esses louvores a Salazar. É como se existissem ditadores maus e ditadores bons: o nosso. Regimes persecutórios metem-me nojo, sejam de esquerda ou de direita. Não, não, nunca se deve calar para denunciar a injustiça. Sabe, claro, aquele Martin Niemöller, Um dia, vieram e levaram meu vizinho, que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho, que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia, vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram. Já não havia mais ninguém para reclamar.

    ResponderEliminar