sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Trump: O Maestro da Ópera-Bufa

"Eu acho que toda a forma como a administração Trump tem encaminhado este caso (o caso dos curdos) parece uma Ópera-bufa. O problema é que a Ópera-bufa coloca em risco a vida de milhares de pessoas. 

Primeiro, depois de uma conversa telefónica com o presidente turco Erdogan o Trump resolve retirar o número reduzido de militares norte-americanos que se encontravam no Curdistão. Como resultado a Turquia invadiu o Curdistão. Depois (Trump) louva-se a si próprio dizendo "estou retirando soldados americanos de uma guerra que o país nunca deveria ter entrado". 

A seguir, com a repercussão negativa e com a possibilidade da volta do Estado Islâmico (fugiram dez mil militantes do Daesh), ele afirma que os curdos não lutaram junto com os norte-americanos na invasão da Normandia na segunda guerra mundial... esquecendo que eles foram a principal força que combateu o Estado Islâmico. 

A seguir Trump afirma que nunca abandonou os curdos! Imagina! Apesar de no próprio país, Trump ter sido considerado um traidor. E então ele resolveu, para tentar limpar a situação dele (para limpar a barra, como a gente diz no Brasil)  ele escreveu uma carta ao Erdogan dizendo "não seja um tipo duro (don't be a tuff guy) e pare essa ofensiva, aceite conversar com um dos líderes do Curdistão, o general Masloon. Bom, e o Erdoan responde: "eu nunca vou conversar com terroristas" porque para o Erdogan, os quarenta milhões de curdos são todos terroristas!

Aí a chancelerina alemã Angela Merkel toma uma posição dura contra a invasão turca e o Trump aplaude a atitude alemã, para depois dizer que ela veio muito tarde!

Bom, os curdos estão sendo dizimados, aliaram-se ao ditador sírio Assad e o norte da Síria foi entregue como área de influência aos russos. Ficou assim. 

- Mas vocês mesmo que Trump está a resolver alguma coisa?
Continuamos a falar dele como se ele percebesse o caos que se está a instalar naquela zona...

# O Esplendor de Portugal 17 de Outubro de 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário