terça-feira, 29 de outubro de 2019

De Onde Vem a Palavra Trabalho?



O que é trabalhar? 

Na coluna "Ainda ontem" do Miguel Esteves Cardoso no Público intitulada "Sai-nos do couro", ele explica-nos que trabalhar vem do latim tripaliare que significa torturar alguém no tripálio. Ou seja, antigamente ao torturado dava-se o nome de escravo, depois servo ou criado, mais recentemente ao escravo deu se o nome de empregado ou trabalhador. Mas como convém higienizar as palavras, a novilingua contemporânea passou a usar o termo "colaborador", dando ao escravo atual a falsa ideia de liberdade, afinal, os escravos colaboram, como quem diz, que é só quando lhes apetecer, logo não são escravos forçados! E a verdade é essa, o escravo de hoje é muito diferente do que era torturado no tripálio. O escravo do século vinte e um vive livre numa prisão...

... e agora em seguida podem ler a frase de Huxley que está por baixo do título deste blogue. 


2 comentários:

  1. Oh Konigvs,se tu ganhas dinheirinho para pôr comidinha na mesa, dá-te por feliz porque não és escravo nenhum...
    (se é que me entendes) ahahahahahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim sim, eu sei. De que é que eu me queixo afinal, se eu ganho mais de dois mil euros por ano e faço parte do grupo dos mais priviligiados do planeta?! De facto estou a ser muito injusto!

      Eliminar