sábado, 19 de outubro de 2019

Os Putos Hoje São Mais Inteligentes?



Ouço recorrentemente, e se calhar sempre foi assim desde o homem das cavernas - Uga Uga Meu Filho Muito Mais Inteligente Que Eu Uga Uga! - toda a gente acha que os putos hoje em dia são extremamente inteligentes só porque sabem mexer logo nos telemóveis ao passo que alguns pais mal sabem enviar uma SMS.

Mas será que é mesmo assim? 

Convido-vos a fazer os seguintes exercícios com as vossas crias:

1. Pegar num telefone antigo e pedir para fazer uma chamada para os pais. Saberá o puto como se disca o número? Segunda questão? Será que sabe sequer o número de telefone de cor dos pais? É que antigamente todos nós tínhamos os números de toda a gente na cabeça, e agora, eles também têm?

 2. Dar um relógio de corda ao puto para ele o acertar e pôr a dar horas. Será que ele vai conseguir? ou vai andar à procura do botão de ligar/desligar?

3. E que tal sintonizar um rádio antigo numa determinada estação? Dica: o rádio não se sintoniza com o wireless!

4. Consultar uma uma enciclopédia para responder a uma pergunta. Eles saberão? É que demora mais um bocadinho que ir ao Google e consultar a wikipedia!

5. E pôr um simples disco a tocar num gira-discos, será que sabem? 

6. E tirar uma fotografia? Sim, pegar numa simples máquina fotográfica - numa verdadeira máquina fotográfica de 35mm com película e tirar uma simples fotografia. Saberão os putos meter o rolo, e conseguir tirar a fotografia decente? 

Para saber a resposta a esta e a outras perguntas passem no artigo do The Guardian.

O que é que eu respondo à pergunta? Que hoje há putos mais inteligentes e outros menos. E que não é por hoje um puto saber manejar rapidamente um smartphone que o faz mais inteligente do que eu - queria vê-los agora andar com o arco e guia como eu andava, que por acaso até era o melhor da minha rua!, ou a pôr o pião a andar na mão! Os putos de hoje dirão o mesmo dos seus filhos quando se sentirem ultrapassados, mas não é por a tecnologia avançar, que isso faz, necessariamente, pessoas mais evoluídas. Mais, quando ouço, como ontem ouvi, uma colega dizer que o marido disse que "nem pensar deixar a filha - de 15 anos! - andar de autocarro, começo seriamente a questionar se não iremos mesmo ter uma geração de incapazes.

Mas isto leva também a outro ponto. Muitas vezes hoje em dia as pessoas cismam de atribuir aos extra-terrestres tudo aquilo que não conseguem explicar. As pirâmides do Egipto? Só podem ter sido os extra-terrestres dizem alguns especialistas!
Mas isto prova como, numa só geração de pais para filhos, também eles já hoje não sabem como é que os pais telefonavam ou sintonizavam um rádio! Como é que era possível telefonar, usar uma máquina calculadora, um rádio FM, sem um smartphone? Agora imagine-se daqui por trezentos anos! Também vai ser obra dos Extra-Terrestres! 

Sem comentários:

Enviar um comentário