quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Pelo Pagamento do Salário Antecipado

Eu gostaria de deixar aqui uma sugestão, que até me parece que faz todo o sentido, para que qualquer partido de Esquerda que defenda os interesses dos trabalhadores, ou até para algum sindicato possa pegar nela se quiser.

Visto que já não é a primeira vez que me acontece trabalhar as quatro semanas contratualizadas para depois ter direito ao pagamento mensal, que significa que o pagamento deverá ser feito trinta dias depois de iniciado o trabalho, mas tendo em conta que até já estive dois meses com o salário atrasado, e como neste mês, até ao momento também ainda não vi nenhum, eu pergunto:

- Então e se fizéssemos ao contrário? E se todas as empresas que querem o seu trabalhinho feito, seja com contrato a termo ou sem termo, passassem a ter que pagar o mês adiantado, em vez de ser o trabalhador a ter que estar trinta dias  à espera do pagamento do primeiro dia de trabalho?

Até nem precisava ser pagamento mensal, poderíamos pensar num pagamento semanal como se faz em alguns países, mas o que não faz sentido nenhum na lei, é ser o trabalhador, a parte mais fraca e desprotegida, a ter que esperar por um trabalho já feito, mas depois quando vamos ao supermercado não podemos pedir fiado, tal como os bancos também não se comovem minimamente se a pessoa disser que ainda não pagou o empréstimo, ou mesmo que diga "vão lá à minha empresa cobrar o dinheiro que eu já trabalhei e está ganho, mas ainda não o recebi".

Se na maioria dos serviços temos de pagar primeiro e só depois ser servidos, sim, porque ninguém vai ao cinema, vê o filme e depois é que paga - não, a pessoa, mesmo que depois tenha detestado o filme, tem que o pagar antecipadamente porque sem pagamentozinho não há filmezinho - e porque se queremos alugar uma casa até temos que pagar, não um mas dois meses antecipados, e temos que ter dinheiro para o efeito, então porque raio no emprego tem que ser diferente?

Se queremos acabar com a praga dos salários em atraso, em que no fundo é o trabalhador que tem de esperar e financiar as empresas, então só há mesmo um caminho: o fim do trabalho fiado e o pagamento antecipado do trabalho. 

4 comentários:

  1. Faz mesmo todo o sentido... o semanas já não concordo tanto, mas o antecipado sim, se o patrão não pagar o funcionário também não é obrigado a trabalhar!!! Hoje em dia o que há mais é trabalho consignado!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda há pouco dizia a uma amiga que isto foi uma espécie de desabafo, mas a verdade é que faz sentido. Muitas vezes, como é aqui o caso, as empresas pagam a todos, e quem fica a berrar é o trabalhador, que se tem de levantar todos os dias para picar o ponto (mesmo que não tenha nada para fazer como é o meu caso) porque senão é despedido com justa causa. Nisto dos direitos do trabalho a coisa está, e tem vindo a ficar cada vez mais inquinada para o lado das empresas. Diminui-se por exemplo a indemnização de um mês por cada ano para 12 dias (obrigado Passos e Portas) com a desculpa da flexibilização, por outro lado, eu estou aos quadros há cinco anos, e se quiser ir embora tenho que dar 60 dias à casa! Nesses dias já não mexeram. A flexibilizarão é só para um dos lados.

      Eliminar
  2. Então konigvs? Estamos a dia 22, já recebes-te??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes como são as minhas barbas? Vou pô-las de molho a ver se acontece alguma coisa!

      Eliminar