quarta-feira, 30 de outubro de 2019

da Desigualdade entre Trabalhador e Patrão

Gritam os patrões que é precisa mais flexibilidade laboral, que é muito difícil despedir em Portugal ainda que a regra contratar toda a gente a contrato, mas mesmo assim, mesmo ao fim de ano e meio ainda não sabem se o trabalhador serve ou não para a função.

Os patrões queixam-se mas a flexibilidade laboral levou a que, no governo de Passos e Portas, os despedimentos tivessem sido liberalizados. O patrão pode despedir quase só porque sim porque lhe apetece. O patrão pode agora até despedir uma pessoa que esteja na empresa há trinta anos que só lhe paga doze de indemnização.

Mas vamos ver uma coisa. Se o trabalhador faltar por cinco vezes seguidas ao trabalho de forma injustificada dá imediato direito à entidade patronal para despedir o trabalhador. Já o trabalhador pode estar, como eu estou, não há cinco mas há trinta dias seguidos sem receber o salário de Setembro, sem qualquer justificação oficial e no entanto eu não posso despedir a minha entidade patronal. Posso-me até queixar que é muito difícil despedir o patrão em Portugal!

E é mesmo pena que a puta da tão falada flexibilidade laboral seja só para um dos lados: o dos patrões.

via Twitter

4 comentários:

  1. Oh Konigvs, está caladinho porque tu sabes lá bem o que custa a vida dos patrões! Isto está tudo muito desequilibrado é pro lado do patronato, ser funcionário é que é bom!!! hehehehehe :p :p (private joke)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi dizer que sim. A sopa dos pobres está cheia de administradores de empresas à porta. O melhor seria, e deixo aqui a sugestão, que as instituições de solidariedade fizessem peditórios para ajudar os patrões. As pessoas que ganham o salário mínimo é que estão muito bem na vida.

      Eliminar
  2. Patrões/Estado é tudo a mesma Ceita.
    No meu caso estou há oito meses à espera do deferimento do meu processo de reforma.
    Em resumo há oito meses que posso andar a comer as pedras da calçada que não incomoda ninguém. Se não pagar as faturas de Água/luz fico sem bens essenciais.
    Como se não bastasse tenho a informação que ao receber os retroativos (sem juros) e cumular valores de dois anos durante o mesmo ano o meu IRS vai disparar. E esta hein???
    Venha o diabo e escolha porque não receber e pagar é sempre o Zé Povinho.
    Desculpe o desabafo mas vivemos mesmo num mundo de loucos.

    ResponderEliminar