sábado, 13 de outubro de 2018

Por que é que a Despesa do Estado Não Diminui Se os Funcionários Públicos Têm Cortes e não São Aumentados Há 10 Anos?

Se calhar é por causa deste tipo de coisa:

"Este país, tornou-se num país de outsourcing’s.
Aliás, quando me falam da despesa pública com a saúde e a educação, apetece-me perguntar-lhes.
O Estado nos últimos sete anos despachou mais de 70.000 funcionários públicos para a reforma, ou para o desemprego (contratados).
Os ordenados dos que ficaram, e as reformas dos que saíram para a aposentação foram reduzidos pelos cortes ou pela via fiscal. Nem no ano de 2018 ainda não estarão como estavam em Janeiro de 2010, por causa dos escalões de IRS.
Mas a despesa continua intacta. Ou reduziu pouquíssimo.
E qual a razão?
Ah, é culpa do chulo do funcionário público!
Ou talvez não.
É a empresa de limpeza e o catering nas escolas. Mas o pior é que a limpeza vale pouco, e a comida uma boa bodega. Perguntem aos putos? Nalgumas até a Segurança é privada. Universidades e Politécnicos em especial.
Nos hospitais, idem. É limpeza, o catering, e a Segurança. O velho electricista, canalizador ou trolha que ia fazendo a manutenção, conservação, e tapando os buracos deixou de existir para dar lugar aos ajustes directos. Até os espaços públicos, jardins são arranjados por empresas outsourcing.
Qualquer dia vamos ao balcão das Finanças da nossa residência fiscal, e em vez do funcionário que nos habituámos a consultar, está uma menina dos CTT para nos atender, informando-nos que os CTT tinham ganho o concurso público para cobrar os impostos.



Sem comentários:

Enviar um comentário