sexta-feira, 2 de novembro de 2018

"O Kevin Spacey Continua a Ser o Teu Ator Preferido"?

Já há algum tempo, e um bom tempo também depois das suspeitas levantadas sobre o comportamento do ator Kevin Spacey, a minha colega de trabalho perguntou-me se ele continuava a ser o meu ator preferido. 

Acho que o ator caiu definitivamente nas minhas boas graças, quando fui ao cinema ver o filme "American Beauty", um dos meus filmes preferidos, e fiquei maravilhado com a vida que ele deu à sua personagem Lester e que lhe valeu o Oscar de melhor ator. A partir daí passei a estar atento ao que ele ia fazendo e logo no ano seguinte fui ao cinema ver outro filme dele, "Pay it Forwoard", que também gostei bastante.

Dos filmes em ele que participou e que eu vi, acho que posso dizer que ele escolheu (ou foi escolhido) para personagens diferentes do típico herói que salva o mundo no último segundo. Só para referir algumas interpretações que gostei particularmente: em "The Usual Suspects" (1995), interpreta um criminoso que é deficiente, manca e arrasta uma perna, parece um coitadinho, todo encolhido e parece ter um atraso cognitivo. Em "Seven" (1995) é o vilão sanguinário que aparece na cena final. Em "Pay it Forward" é um professor primário que foi queimado em pequeno e por questões de auto-estima nunca se deixou envolver numa relação sexual. Em "K-Pax" (2001) é Prot, um homem que aparece num aeroporto meio confuso e quando confrontado pela polícia, diz ser um extra-terrestre e é compulsivamente internado num hospital psiquiátrico, e aos poucos começa a curar alguns doentes e desperta a curiosidade do médico que o acompanha e que começa a duvidar se ele não é mesmo de outro planeta.

E foram as personagens que interpretou, de forma magistral, que me cativaram, a ponto de passar a ser, de longe, o meu ator preferido, e diga-se que não acompanhei as coisas que andou a fazer nos últimos tempos, como por exemplo a série House of Cards.


E de repente apareceram denúncias de assédio sexual por parte de vários homens contra o Kevin Spacey e fruto disso parece que caiu em desgraça, tendo sido inclusive despedido da serie House of Cards.

E posto isto, será então que o Kevin Spacey continua a ser o meu ator preferido?

O que eu acho é que este tipo de pergunta não faz qualquer sentido. Vamos imaginar que o meu segundo ator preferido era Anthony Hopkins ou Al Pacino. Por algo da vida privada de Kevin Spacey ter sido revelado, as suas interpretações passaram a ser de qualidade inferior? Não! E iria eu transferir o encanto que tenho em relação ao Kevin Spacey para o segundo ou terceiro da lista? Não!

O que nós admiramos nas figuras públicas é o fruto do seu trabalho, seja na representação, na música, na escrita, ou em qualquer outra arte. E é só isso que nós conhecemos da vida dessas pessoas: o seu trabalho! Nada lhes conhecemos sobre a sua vida pessoal, que não interessa nada para o caso. Só lhes conhecemos o artista, não conhecemos a pessoa. Eu sei lá bem se o Kevin Spacey é um cretino! Nem me interessa. Nem me chateou minimamente, quando ele, para criar uma cortina de fumo sobre as suspeitas que recaiam sobre si, veio confessar (o que já se suspeitava) que é homossexual. Para mim ele até podia ser shemale ou o diabo a quatro!, que a mim, nos atores bem como nas outras figuras públicas, só me interessa o seu trabalho.

E o que é que tenho a dizer sobre as acusações de assédio que é alvo? Pois que se investigue, que se apure tudo o que aconteceu, e caso se venha a provar que realmente fez algo condenável que pague por isso como qualquer outro  cidadão comum.

Quando admiramos realmente o trabalho de um artista, devemo-nos ficar por aí, pela arte que ele faz, e não devemos querer colocá-los num altar. Já por alguma coisa se diz, "não queiras conhecer os teus ídolos" porque provavelmente nos iríamos desiludir. Os artistas são pessoas de carne e osso, como todos nós e também podem cometer crimes. Não são infalíveis ou super heróis. Até porque os super-heróis não existem. Só mesmo na arte. 

Sem comentários:

Enviar um comentário