quinta-feira, 1 de novembro de 2018

No Estado Laico os Santinhos São Mais Importantes que as Pessoas

Hoje, dia 1 de Novembro, dia de Todos-os-Santos é feriado (depois de uns quantos anos ter deixado de o ser por ter sido cortado pela coligação salazarista) e é feriado porque se celebram hoje os santinhos-do-pau-oco da Igreja Católica. 

Diz-se que o Estado português é laico mas continuam-se a perpetuar os feriados religiosos, que ainda por cima são de uma só religião. Mas como o Estado é, ou deveria ser laico, então nem um só feriado religioso deveria existir. E se hoje os católicos prestam homenagem aos seus santos, ainda que os milagres agora andem em recessão pois não os vejo acontecer, as pessoas no dia de hoje aproveitam para invadir os cemitérios e prestar homenagem aos seus mortos, porque amanhã, dia 2 de Novembro, é dia de Fieis Defuntos. E será que não faria mais sentido o feriado ser no dia 2 de Novembro?

Mas não. Num Estado laico como supostamente Portugal é, os políticos preferem prestar vassalagem à religião dominante, em vez de se preocupar com os interesses das pessoas, que são as mesmas pessoas que elegem os tais políticos que, supostamente, deveriam representar as pessoas. No fundo, os santinhos do pau oco da igreja católica, são mais importantes que as pessoas em si. É triste. 



Sem comentários:

Enviar um comentário