segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Marcelo e Cristina Ferreira: Favores que se Pagam

No passado sábado estive com aquele meu amigo de há muitos anos. Não tenho mais nenhuma amizade (com um homem) assim. Mantemos uma daquelas verdadeiras amizades que o Alberoni descreve no seu livro.
Várias horas a caminhar, mesmo que, quase sempre debaixo de chuva permanente, deu para muitos temas e para pôr a conversa em dia. E até que, de repente, (e nem sequer falamos muito de política) lá se falou no célebre (e patético) telefonema do senhor Presidente da República à Cristina Ferreira no seu primeiro dia na SIC.

Primeira abordagem do meu amigo, quase em tom de desculpa: "Eu adoro uma boa Teoria da Conspiração"!
Ó Diabo!, pensei. Isto já parece que estamos no trabalho, e nos dizem, a mim e à minha colega de trabalho, que só alimentamos teorias da conspiração! Pois, por mim podem sempre chamar-lhe o que quiserem, contudo, eu suspeito sempre de coincidências muito convenientes! E que las ay las ay!

"Por mim foi um favor que foi pago" desenvolveu. "Havia um favor que precisava ser pago, isto foi ponderado, e abdicando de uma eventual perda de popularidade, tinha de ser agora que o favor teria de ser pago". 



Em boa verdade, a  meu ver, isto nem sequer se trata de uma verdadeira teoria da conspiração, mas sim de uma análise perfeitamente lógica. Ainda assim, partilhei hoje esta ideia, ou a teoria se quiserem, com a minha colega, que, rapidamente, comprovou toda a asseertividade e lógica desta dedução!

Relembrou a minha colega - algo que que eu não fazia ideia porque não consumo televisão, muito menos o universo cor-de-rosa das revistas - que, a primeira entrevista, para o primeiro número da revista Cristina foi, precisamente, Marcelo Rebelo de Sousa!, a pessoa que poderia vir a ser presidente da República! Disse-me a minha colega que, na altura, muito se especulou sobre quem seria o primeiro convidado. Que poderia ser o Cristiano Ronaldo, que poderia ser o Mourinho, mas acabou por ser o Marcelo Rebelo de Sousa, aquele que, caso fosse eleito presidente, seria o primeiro presidente (segundo a própria) de quem a Cristina Ferreira tinha o número pessoal. 

E de facto, se o comentador Marcelo Rebelo de Sousa deve, e muito, a sua eleição como presidente da república à TVI (relembre-se que, enquanto político, até então, Marcelo era um total fracasso, desde a candidatura à Câmara Municipal de Lisboa, à liderança do PSD)  e na TVI, passou anos e anos a fio em pleno Tempo de Antena gratuito, vendendo-se a si mesmo e granjeando simpatias. Ainda assim, ter a possibilidade de aparecer no primeiro número daquela que foi, enquanto existiu, a revista de maior sucesso do país, também terá ajudado à festa, por pouco que tenha sido, ainda por cima a poucos meses das eleições presidenciais.

E foi assim que, duas pessoas que nem se conhecem entre si, me conseguiram explicar, cada uma com o seu ângulo de visão e conhecimento, e me fizeram crer que, o telefonema de Marcelo Rebelo de Sousa ao novo programa da Cristina Ferreira, foi simplesmente um favor que se pagou. 

P.S. Já sei que revista ainda existe! 

2 comentários:

  1. Bingo! Comentei exatamente o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Parece que a teoria não é assim tão estapafúrdia quanto isso!

      Eliminar