segunda-feira, 22 de junho de 2020

Cristianismo Cultural

Hoje fui vítima de Cristianismo Cultural. Não é para todos. Quando passava de bicicleta por um pequeno grupo de miúdos, um deles (claro que o ser humano desde cedo tem comportamentos em matilha que sozinho nunca teria) e diz bem alto: "Cristo desceu à Terra". 

Bom, acho que vou já criar uma petição para que a Igreja Católica pinte o seu Cristo de acordo com a sua etnia, da região onde terá nascido e não todo higienizado, de pele clara, cabelos compridos claros e olhos claros.

4 comentários:

  1. Deixa lá essas coisas, é tudo uma questão de fé!
    A simbologia do Cristo,Filho de Deus, feito Homem,«à nossa imagem»... e cada uma tem a sua ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que a religião católica (que foi segundo a qual fui doutrinado) é um dos meus ódios de estimação e causa-me alguma comichão na psoríase! Porque eu não suporto hipocrisia, fazer-se as coisas só porque sim. Eu não tenho nada contra a fé de cada um, tive namoradas católicas, mas começa logo mal quando a bíblia diz:
      "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (Êxodo 20:4)
      e depois entramos numa igreja e é o que é, ou vamos a Fátima e anda lá o boneco branco de um lado para o outro com as pessoas a dizerem-lhe adeus com lenços brancos! Mas assim por acaso alguém leu a bíblia?
      Já sei! "Isso agora não interessa nada"!

      Eliminar
  2. Estás a deitar fora o bebe com a agua do banho
    O Cristianismos é uma filosofia de vida, que dei origem a várias Igrejas, várias interpretadores, tão múltiplas quanto as mentes que a pensaram.
    Podes discordar desta, daquela ou de todas as interpretações, não quer isso dizer que discordes da Doutrina/Filosofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu mencionei a Igreja Católica que foi a única religião que eu conheci e que abomino. Por vezes as pessoas dizem-me que eu tenho que ter respeito. Não! Não tenho! Não tenho que ter respeito por quem nunca se deu ao respeito, começando por não aplicar a palavra que nos dizem que é a palavra de Deus.
      Mas é muito curioso dizeres isso, porque nem de propósito estava para partilhar aqui uma pequena curiosidade da vida se Séneca (que ando a ler). Comentei várias vezes com a minha colega de trabalho que estar a ler "Cartas a Lucílio" e que era extremamente inspirador, mas que todos aqueles princípios filosóficos eram muito semelhantesao cristianismo. Fui pegar na biografia dele que tenho (chegou-me numa daquelas trocas de plantas por livros!) e fez todo o sentido quando se fala em Séneca (contemporâneo de Cristo) e de como a sua filosofia estóica era muito popular nos padres da Idade Média, e foi lançada até a lenda que Séneca e o apóstolo Paulo trocaram correspondência e tentaram vender a ideia que Séneca se havia convertido ao cristianismo (quão conveniente!)
      mas que já no Renascimento vários trabalhos constataram que essas epístolas escritas numa linguagem rudimentar eram, citando o livro "apócrifas".
      Mas o importante é que, de facto, este livro é extremamente inspirador e incita-nos a pautar a nossa vida pela moral e virtude, e é interessante como um dos homens mais ricos do seu tempo defende e dá o exemplo que as pessoas devem viver com pouco, o suficiente a viver, critica a ostentação e vaidade. É mesmo muito bom, muito inspirador. E aquilo que nos dizem que eram os ensinamentos de Jesus também são muito inspiradores - ama o teu próximo como a ti mesmo - mas infelizmente criou-se uma religião em seu nome que mais não foi que uma organização terrorista que matou todos aqueles que não tinham a sua visão do mundo.

      Eliminar