domingo, 10 de janeiro de 2021

Palavra do Ano é Saudade de 2020


Eu, conjuntamente com mais quarenta mil pessoas, participei na eleição da palavra do ano e, apesar do voto ser secreto posso-vos assegurar que votei na palavra pandemia. Faz sentido, não? Eu pelo menos achei que sim, que em ano de pandemia, palavras como "pandemia", "confinamento", "zaragatoa", "COVID-19", todas estas palavras fariam sentido. E tive até pena que, incompreensivelmente, palavras como "vacina" ou "negacionista" não estivessem a concurso. 

Mas para os senhores da Porto Editora, "saudade" era uma palavra que fazia todo o sentido estar ali metida! E vai daí, 25% dos votantes, apesar de ali terem tantas palavras que adjetivariam bem o ano que passou, acharam por bem ignorá-las e votar precisamente na palavra que estava completamente deslocada. Em "pandemia" votaram comigo 17% das pessoas e "COVID-19" ficou em segundo lugar. 

Se a pandemia tivesse acabado a 31 de dezembro de 2020, e daqui a uns anos nos dissessem que  a palavra do ano de 2020 foi "saudade" por certo que, de imediato, saberíamos que foi ano de pandemia! Não, não saberíamos! Tal como não saberemos porque é que "violência doméstica" foi a palavra do ano de 2019 ou "enfermeiro" foi a palavra do ano em 2018. 

Mas certamente que se eu vos disser que a palavra do ano de 2017 foi "incêndios"; ou que a palavra do ano de 2010 foi "vuvuzela" ou a palavra do ano de 2011 foi "austeridade", certamente que todos saberão de imediato que anos tivemos. 

Mas a pandemia não acabou a 31 de dezembro de 2020. Nem acabará a 31 de dezembro de 2021. Se calhar em a 31 de dezembro de 2022. Ah, já percebi. As pessoas que participaram na iniciativa palavra do ano da Porto Editora, votaram na palavra "saudade" porque já estavam com saudades de 2020. Foi isso.

2 comentários:

  1. :) ora nem mais. Se a palavra saudade não tivesse ido a concurso, não teria sido votada.
    Para mim a palavra vírus /COVID-19 seria mesmo a palavra certa. Pois o ano 2020 marcou a sua chegada.
    Sim porque não conheço vírus nenhum que tenha chegado a este mundo para nous deixar. Este, como muitos outros, terá as suas mutações e vamos ter de aprender a viver com ele e a nos defender. As regras gerais que deviam fazer parte das nossas vidas desde sempre são sem dúvida uma boa higiene e uma boa proteção, depois a ciência terá de dar uma ajudinha.
    Uma boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Embora eu ache que 2020 vai ficar para a história, de facto a palvra saudade não nos remete imediatamente para o que se passou nesse ano. Daqui por uma anos quando falarem em saudade, vamos ter de parar pa pensar se algum fado ganhou algum festival nesse ano... 😂😂😂

    https://proquemaviadedar.blogspot.com/

    ResponderEliminar