domingo, 3 de janeiro de 2021

Memórias Íntimas e Confissões de um Pecador Justificado

"Há livros que nos escolhem" disse-me aqui certa vez a Ceres. Talvez tenha sido este o caso. Olhei para a estante e este livro fez-me um sinal e disse para lhe ler a contracapa que dizia o seguinte:

As profundezas de uma alma pervertida pela deturpação da fé, eis o tema deste grande romance. Escrito com simplicidade é bastante contundente pelo sentido alegórico do contexto: a luta entre o bem e o mal, tratada com ironia e representada pelo ódio entre dois irmãos.Deste conflito surge uma trama de raro vigor, onde os dogmas são postos são postos em dúvida, e onde se verificam antecipações notáveis sobre o problema da dupla personalidade, o que situa o autor como um dos precursores do romance psicológico.
James High foi redescoberto no nosso século, voltando à cena literária graças a este estranho livro que mostra a que extremos o fanatismo pode conduzir.


E quando começo a ler na introdução que Hogg era filho de gerações de pastores de ovelhas e ele mesmo se transformou pastor e que só quase com trinta anos é que começou a ler e a escrever interessou-me ainda mais. Fiquei a saber que este autor escocês que nasceu em 1770 era completamente ignorado nos meados do século vinte, mesmo na própria Inglaterra. Até que este livro "Memórias e confissões de um pecador justificado" foi lido por André Gide (escritor francês que venceu o Nobel em 47) que o achou muito bom e quis saber mais e verificou isso mesmo, que na própria Inglaterra ninguém tinha lido este livro e quis então promovê-lo e reeditá-lo. 

Este livro de 1824 começa por ser a história de dois irmãos, filhos de uma mãe extremamente devota e de um pai rico, senhor de Dalcastle, não tão religioso assim. Os pais acabam por viver de forma separada na própria casa, porque a senhora impede a concretização normal do casamento (logo na noite de núpcias). E se o primeiro filho fica a viver com eles, o segundo, por suspeitas de infidelidade, acaba por ir viver com o protegido da mãe, o revendo Wringham. Os irmãos crescem separados e não se conhecem até um certo dia. Mas o livro é muito mais do que a história da vingança de um irmão sobre o outro... mas agora para o saberem agora terão que o ler! O que vos posso dizer é que, este é um livro dos diabos! Literalmente! 


Sem comentários:

Enviar um comentário