quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Eleitor do PS: Temos que Falar



Hei, tu aí! Sim, tu aí que votas sempre no Partido Socialista, chega aqui num instantinho.  

Que é que se passa?

Passa-se que ouvi dizer que tu e a maioria dos teus camaradas vai votar no Marcelo. Isso é verdade? 

- Ah, sim, é verdade. Porquê? Queres-me agora tu dizer-me em quem é que eu devo votar?

Não, eu não te quero dizer em deves votar, quero-te é pôr a pensar. Se preferires quero-te dizer em quem, se calhar, não deverias votar, para mal dos próprios interesses do teu partido. Mas diz-me lá, queres votar no Marcelo afinal porquê?

Oh pá, porque é o candidato preferido do António Costa, o nosso grande líder. E olha que o Costa é o político com os olhos mais abertos que anda por aí...

Sim, nesse ponto tens razão. O Costa quer que o Marcelo continue. Aliás, já o tínhamos percebido há cinco anos, quando o Marcelo (que foi professor de Costa na universidade) se candidatou pela primeira vez. O António Costa não queria nem a Maria de Belém nem o Nóbrega, queria sim o Marcelo do PSD/CDS, o que não deixa de ser muito curioso. Tu não achas estranho que o Partido Socialista, um dos maiores partidos portugueses abdique de apoiar um seu candidato natural, uma pessoa com um passado histórico e impoluto como a Ana Gomes para apoiar o candidato da direita?

Se calhar é... 

E digo-te já, que foi graças a essas trapalhadas do PS, guerras internas e más escolhas, que acabamos por levar com o Cavaco dez anos e vamos agora ter de levar com o ex-comentador mais dez. Antes o Presidente da República era sempre uma figura do PS (Mário Soares, Jorge Sampaio) e com alguma simpatia das pessoas de esquerda, agora vamos completar vinte anos com presidentes de direita.
Sim, mas o Marcelo até nem tem estado muito mal...

Depende do que tu consideras mal. Se comparares com o Cavaco Silva, qualquer outro presidente da república é excelente! Mas então porque não votas tu na candidata do teu partido?

Oh pá, porque se calhar o Marcelo é o que vai complicar menos a vida ao governo. Menos até do que a Ana Gomes que faz muito barulho.

Muito bem, é um argumento. Mas eu relembro-te que a direita saída das legislativas foi um ninho de gatos, quer com as guerras internas do PSD tentando atingir Rio, quer com a implosão do CDS com a saída de Cristas em 2019. Competia ao Marcelo, que já tinha herdado a coligação de esquerda, gerir as coisas e a verdade é que o Governo do Costa foi um sucesso que se calhar ninguém estava à espera.
Mas achas mesmo que a Ana Gomes, socialista, se identifica menos com as ideias do teu próprio partido do que o Marcelo, candidato natural apoiado por PSD e CDS?

Não, mas... Ela vem com aqueles discursos exaltados da corrupção...

Mas tu defendes a corrupção?

Não mas...

Mas o quê? Tens uma candidata do PS a concorrer e vais votar no candidato da direita? Tu já pensaste na merda que vais fazer?

Mas porquê? Até agora correu bem, ou não?

Ainda perguntas porquê? O Marcelo deu posse a um governo de uma aliança com a extrema-direita nos Açores! Já viste o que aconteceu por lá depois do Rui Rio se coligar com os fascistas? Tu achas isso bem?

Não. Aquela malta do Chega é tudo uma cambada de grandes fascistas, são uns filhos da puta da pior espécie, que só mentem, apoiados por grandes empresários, corruptos, e apoiados pelas igrejas evangélicas e do reino de Deus, mais ou menos como o Trump e o Bolsonaro. Aquilo é gente que não interessa nem ao Diabo. Eu vi a reportagem do Pedro Coelho na SIC e fiquei abismado com aquela máfia..

Ainda por cima sabes o que aquela corja é! E tu ouviste o que o Marcelo disse sobre esse partido ilegal que se formou com assinaturas falsas que está inclusive a ser investigado pelo Ministério Público? Disse que não impediria uma coligação de direita com esses nazis!

Pois...

Então, meu caro eleitor do PS, pensa comigo. O governo do António Costa já vai com mais de cinco anos. Começou com uma coligação no papel, porque o Cavaco assim o quis, mas houve em 2019 novas eleições legislativas e saiu reforçado (ao contrário dos partidos de esquerda que perderam votos) mas já não quis aliança escrita nenhuma. Mas entretanto já viste a dificuldade que houve para fazer passar o Orçamento do Estado. E tu achas que o PS estará no governo durante mais quanto tempo?

Para já continuamos destacados nas sondagens...

Pois continuam, mas as sondagens valem o que valem e estamos em plena pandemia com o desgaste inerente da governação e do cansaço que isto tudo provoca.

Por isso mesmo, o Marcelo por estes dias até disse que não devíamos mudar de presidente a meio de uma pandemia e eu se calhar até concordo com ele.

Mas ouve lá, a presidência da república por acaso agora é uma monarquia? Não! Um presidente ou um governo merece continuar se tiver desempenhado bem o seu papel. Só. Isso que ele disse é mais uma laracha sem qualquer sentido. Um presidente da Junta ou de Câmara é que ainda pode dizer que tem obra para acabar. O Marcelo quanto muito pode ter é ainda muitas selfies e viagens por fazer - ou mais uns telefonemas para fazer para os programas da manhã!, mas agora com a pandemia não há-de tirar muitas selfies! E a verdade é que estamos em plena pandemia, por isso mesmo não sabemos quais as implicações disto tudo. Agora imagina que o PS cai nas intenções de voto. Eu vi o governo do Cavaco cair, principalmente por coisas tão "insignificantes" como as portagens na Ponte 25 de Abril e as gravuras rupestres de Vila Nova de Foz Côa! Agora imagina que os partidos de direita, conjuntamente com o partido fascista a crescer (porque lhes está a roubar votos) tira o PS do governo numas próximas legislativas. O que é tu achas que vai acontecer?

Olha, que não tinha pensado nisso.

Pois, pelas sondagens eu já tinha percebido que no eleitorado do PS ninguém pensado nisso, e sois vós do PS que ides eleger o Marcelo. Nunca te esqueças disso, nem que esqueças que, um primeiro mandato de presidente é para garantir o segundo, e depois no segundo é que tu lhe vais conhecer a face. O que vai acontecer é que o Marcelo, candidato natural de direita (apesar de querer passar por equidistante entre esquerda e direita pois é aí que está o grosso dos votos), não se vai opor (como já disse) a uma coligação do PSD com o partido fascista, coligação essa que Rui Rio já colocou no papel (para mal dos seus pecados). E, de um dia para o outro, quase cinquenta anos depois do 25 de Abril, teremos um partido, sem vergonha de se assumir como fascista, no governo. O Marcelo, como Presidente da República, deveria ser o garante máximo da Constituição, mas já disse que vai cagar no juramento que vai fazer - de defender a Constituição, que não permite ideologias fascistas - e dar posse a esse governo! E nesse momento tu vais-te arrepender de ter votado nele, mas aí, meu amigo, já será muito tarde! Quando ainda por cima tu tinhas uma mulher, candidata pelo teu Partido Socialista,  que, perentoriamente, já disse que não o faria ou que usaria todos os seus poderes para não o permitir. Mulher e candidata essa que tu ignoras e decides votar no candidato de direita que fecha os olhos ao fascista! Não te esqueças e tem isso bem presente: vamos ter que levar com o Marcelo durante cinco anos! E em cinco anos muitas coisas acontecem! 

Estou a ver onde queres chegar.. Mas tu vais votar na Ana Gomes?

Para ser politicamente correto, diria que, entre a Marisa, o João Ferreira, que é o pregador da Constituição e que deve ser o candidato que melhor campanha está a afazer, e a própria Ana Gomes, mulher de coragem e de pensamento livre, diria que tens aí três excelentes candidaturas que em poderia votar... 

Não querer é dizer em quem vais votar!

Bem, até domingo, e vê se refletes bem!

6 comentários:

  1. Não costumo comentar assuntos políticos, o que não quer dizer que não tenha opinião própria.
    Acho que este post com muita capacidade para elucidar alguns eleitores.
    Por vezes o comodismo faz com que as pessoas tomem decisões das quais se conseguem arrepender.
    Se eu tivesse de mudar o meu voto, já vem tarde, já votei :) mas pensei primeiro :).
    Agora é só esperar sei que sozinha não posso mudar o mundo, mas cumpri o meu dever de mulher, não posso esquecer aquelas que perderam a vida na luta por este direito feminino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não costuma comentar a Tina nem quase ninguém. Por aqui acho que os poucos leitores que aqui passam, não gostam muito do tema política, contudo, eu vou sempre escrevendo conforme o que me dá na telha!
      De qualquer forma se já exerceu o seu direito de votar, fez muito bem! Não tenho tenho respeito por pessoas que se alheiam das eleições, delegam nos outros a responsabilidade, mas depois tantas vezes dizem que são todos iguais. Não, não somos todos iguais! E alhearmo-nos da política, é quase como se nos alheássemos da vida, porque a política está presente em quase tudo das nossas vidas.

      Eliminar
  2. 🙂 Só não costumo comentar porque respeito as opiniões alheias, acabo por ser covarde porque aprecio pessoas que têm a coragem das suas opiniões e não aplico essa regra à minhas pessoa.
    Mas gosto de me manter informada (sobre o que os políticos fazem com os meus impostos) .
    E sim também acho uma tremenda irresponsabilidade militantes do PS não apoiarem Ana Gomes.
    É giro apresentar fachada...... que falta de caráter !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É curioso que eu sempre estive distante dos partidos e não tive pais ligados à política, mas sempre me interessei pela luta partidária, pela discussões de ideias, por causas humanitárias e de justiça. Recentemente, quem não me conhecia parece que o viu isso no meu mapa astral, por causa de Mercúrio na casa 11 (signifique isso lá o que significar!). Mas gosto principalmente de pensar pela minha própria cabeça. Como dizia Zeca Afonso "o meu comité central é a minha cabeça".

      Eliminar
  3. Choca-me muito este alegre caminhar para o abismo!
    Esta sociedade da informação mastigada que não reflete, espelha muitos anos de desinvestimento na Educação e na Cultura!
    Curriculum escolar com 2 tempos semanais de historia, com total ausência de reflexar critica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também me choca. Choca-me a banalização do mal. Vejo coisas hoje em dia num certo ex-comentador de futebol, que se fosse dito há dois ou três anos por qualquer líder político sereia de imediato o seu fim. E o que assistimos é que parece que quantas mais aberrações diz, mais votos ganha, à semelhança de Trump e Bolsonaro.
      Falas em História e muito bom. Ainda há não muitos anos o neoliberal Camilo Lourenço, que tinha sonhos húmidos com o governo de Passos Coelho, dizia que os professores de História não eram precisos. E o que essa gente quer é isso mesmo: pouca educação e formação, até são contra as aulas de cidadania! para ter as pessoas cada vez mais burras, porque em boa verdade, mesmo os que têm formação superior também muitas vezes têm pouco espírito crítico!

      Eliminar