quinta-feira, 21 de maio de 2020

Lei de Karmurphy

O karma, para quem acredita nas ideias budistas, diz que colhemos o que plantamos, ou seja, se tivermos bons comportamentos e agirmos corretamente para com os outros, seremos recompensados no futuro, caso contrário, se procedermos de forma errada, mais à frente, ou mesmo muito mais à frente no tempo ou até numa outra vida qualquer (reencarnação) seremos punidos. E é então aqui  que o karma entra em cena. Isto também poderia ser traduzido por uma 2a lei de Newton adaptada, uma coisa deste género: quanto pior agires sobre os outros o universo responderá com igual força e igual maldade sobe ti. Só que, cá entre nós que o Buda não nos ouve, é uma pena que tenha que se esperar tanto tempo para poder observar tal reação. Quer dizer, um gajo tem que morrer para depois poder ver o Adolf Hitler nascer cigano, ser descriminado e acabar gaseado pelo André Ventura!

Edward Murphy foi um engenheiro aeroespacial que no século passado acabou por ficar na história por dar o seu nome à conhecida lei de Murphy e consequentemente a muitas outras umas espécies de provérbios em que o mais conhecido começa por dizer que "qualquer coisa que possa ocorrer mal, ocorrerá mal, no pior momento possível".

Ora, se juntarmos o karma com a lei de Murphy que temos então: a Lei de Karmurphy. Não me digam que nunca tinham ouvido falar? É provável, acabei de inventar agora e diz o seguinte:

Quando menos esperares, se o karma puder correr mal, correrá mal da pior forma possível no pior momento possível.

7 comentários:

  1. Que perspectiva tão pessimista...
    O Karma desafia a Lei de Murphy, para te dar oportunidade de o evitar!
    Porque o Karma desafia os principio básicos das Lei da Física, a constatação da sua existência prova que não existe ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho pessimista! Acho mais conformado, que é como me sinto, como está a acontecer agora, quando acho que estou a ser atingido pela Lei de Kamurphy!
      Repara, eu já não posso evitar nada nesta vida! Agora só para a próxima é que - se me portei muito direitinho! - é tudo irá correr melhor numa próxima! Porque se karma existe (ou lei do retorno não é?) então eu estou a pagar os males dos meus pecados acontecidos numa vida anterior! Só tenho que me conformar e aceitar o que vem! E mal ou bem até acho que tenho aceitado, ou ande a aceitar melhor. Mas às vezes as mesmas repetições, sempre o mesmo pão a cair do lado da manteiga já aborrecem um pouco!

      Eliminar
  2. Não acredito em Karma!
    A morte é o castigo supremo, apaga todos os nosso pecados e erros, porque nos "apaga"!
    O que nos castiga de facto é não aceitarmos os nossos erros, as nossas imperfeições, a vida tal como ela é, nem sempre perfeita, nem sempre ao nosso jeito... mas ainda assim um milagre da natureza que merece ser Vivido!
    Se a torrada está sempre a cair no tapete, tenta não a comer em cima do tapete, muda o sitio onde pousas a torrada, talvez tenhas uma surpresa à tua espera.
    A acreditar no Karma, se ele faz a torrada cair sempre no tapete da sala, deve estar a chamar-te para a varanda, para apreciares a paisagem matinal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, eu tenho muitas dúvidas sobre muitas coisas que acho que estão acima de nós.. Acredito sim nas coisas que já vi ou ouvi ou senti, pelas quais passei e já muito escrevi sobre isso aqui no blogue.
      A ideia de que a nossa energia (ou alma ou espírito) anda por aí depois da nossa morte parece-me plausível porque os sinais são por demais evidentes. Se voltamos a reencarnar? Não sei. Mas essa ideia não me trás qualquer conforto, porque o Eu "Konigvs" vai desaparecer! E eu sou muito apegado às coisas, às pessoas, e tenho mesmo pena de estar a morrer todos os dias.
      Mas é isso, apesar de eu achar que sim, que devemos mesmo refletir muito na morte (eu ando a ler Seneca e ele está sempre a dizer isso!) acho que devemos é viver a Vida, esse milagre da Natureza e aproveitar a oportunidade.
      No último ano conheci a namorada do meu melhor amigo e ela é budista, mas disse-me uma coisa nesse sentido, que o budism, ou o guia dela, a ajudou a mudar certas coisas, pois como é lógico se não mudarmos nada os resultados serão sempre os mesmos! Ela referia-se a isso no tipo de homens que sempre atraia e sempre se desiludia. Como é óbvio, se procurar sempre o mesmo tipo de perfil de pessoa, irá obter sempre os mesmos resultados!
      Muitas vezes a culpa é só nossa pelas escolhas que fazemos, e depois o karma ter as costas muito largas! Mas é curioso que eu não tenho qualquer sentimento de culpa em relação às escolhas que fiz... Mas neste momento toda a minha vida está em suspenso.... e nada tem que ver com o vírus. Melhores dias de sol virão por aí!|

      Eliminar
  3. Algumas Sabedorias deixam-nos por vezes confusos, pelo menos a mim deixam, pois também as respeito. E chamemos-lhe o que acharmos melhor, mas o resultado é sempre parecido. Pessoas pessimistas atraem situações negativas. Sermos sempre positivos nem sempre é fácil, pois a vida também sabe ser madrasta.
    Tive uma grande amiga que me deixou como herança uma frase que guardo com muita estima. é a seguinte :
    Na Vida Não Nos Devemos Esquecer de Viver.
    E isto é tão verdade... nem imaginam o quanto por vezes gosto de relembrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das minhas melhores amigas, pessismista confessa, diz-me que um pessimista nunca se desilude porque está sempre a contar com o pior! Ou seja, tudo que vier de bom é sempre lucro!
      Mas é um facto que nós estamos cá para obrigatoriamente viver...ou tentar sobreviver.

      Eliminar
    2. A propósito:

      "Viver é muito mais difícil que o sânscrito, que a química ou que a economia política."

      https://multi-resistente.blogspot.com/2015/08/post-coitum-triste.html

      Eliminar