terça-feira, 26 de maio de 2020

Telospital



Depois de há mais de trinta anos ter feito o Ciclo Preparatório na Telescola, hoje tive a primeira consulta via Telospital. Nas últimas semanas recebi finalmente cartas para as consultas e análises que ficaram por fazer dos últimos meses devido à pandemia e, aos poucos, com os devidos cuidados, as coisas começam a voltar à normalidade.

Em boa verdade, com tanto digital e simplex, com a receita eletrónica e o Portal da Saúde, porque é que um doente crónico, que muitas vezes tem que fazer dezenas ou até mesmo centenas de quilómetros para se deslocar à consulta da especialidade, não pode simplesmente, e porque estamos a tratar de um ato médico, burocrático, que não implica ser analisado fisicamente, ir trabalhar normalmente e aguardar uma chamada telefónica do médico que envia as receitas, próximas e análises para casa? Poupam-se viagens e despesas de deslocação, poupa-se tempo e absentismo ao trabalho e perdas de produtividade e perdas de salário ao fim do mês. E o ambiente também agradece. 

Claro que isto não pode ser usado para todas as situações, para todo o tipo de doentes, mas não tenho quaisquer dúvidas que a pandemia pode ter sido uma oportunidade para repensarmos a forma como sempre fizemos determinadas coisas que podem ser otimizadas seja o teletrabalho (ainda que se tenha de ter muito cuidado com os abusos) ou, neste caso o Telospital!|

2 comentários:

  1. Concordo!
    Por vezes penso que se for presencial poderá haver uma atenção especial, uma conversa para verificar problemas que possam surgir... mas normalmente desiludo-me...
    - Então está tudo bem? Era só isto? Então boa tarde!
    ... e pronto, mais um pouco da minha paciência consumida para quase nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Presencialmente é aquela coisa social "então, está tudo bem? ora deixa cá ver as análises e tal..." mas passado cinco minutos "adeus e até à próxima"! e gastamos dinheiro, perdemos tempo, tivemos que levantar com as galinhas para algo que um simples telefonema bastava!

      Eliminar