sábado, 9 de maio de 2020

A Doutrinação Política que o CDS Gosta

Nesta semana que agora termina várias foram as polémicas causadas pelos fachos dos CDS e pelo facho-coiso-comentador-da-bola-que-de-vez-em-quando-mete-os-pés-na-assembleia-da-república para atos racistas e que mais uma vez foi driblado, desta vez com uma trivela do primeiro-ministro António Costa.

O CDS, na pele do eurodeputado Nuno Melo, o português mais faltoso do parlamento europeu, veio-se insurgir contra o historiador Rui Tavares, e o partido acabou mesmo a perguntar ao governo se este era professor da Telescola e falaram mesmo doutrinação política. Não, o historiador Rui Tavares não é professor da Telescola, apareceu simplesmente num vídeo de uma aula.

Mas eu acho é que o CDS e o Nuno Melo têm muitas saudades e salivam pelos tempos do fascismo e da ditadura, tempos esses de verdadeira isenção no ensino! Nesses tempos, como se provam as imagens abaixo retiradas dum livro de ensino para adultos do meu avô, era o próprio presidente do conselho de ministro, "Doutor Oliveira Salazar" que publicava textos para os alunos lerem!, e ainda diziam cobras e lagartos do comunismo, principal motor da oposição em Portugal ao fascismo. 

Ah, Nuno Melo, nesse tempo é que havia isenção no ensino, não era? 



2 comentários:

  1. Obrigado por partilhares estas paginas.
    É muito importante sabermos de onde vimos para perceber porque não queremos voltar para lá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente o problema é que em Portugal há um grande falta de memória. Falta de memória e falta de conhecimento histórico e falta de vontade em compreender. Depois há também outros a quererem reescrever a história ou a branqueá-la. Sem falar nos que abominam a história e começo logo por me lembrar daquele sujeito (comentador neo-facho) que dizia que os professores de história não faziam falta nenhuma.
      Depois claro, dá-se tempo de antena aos fachos sem contraditório nas televisões, as pessoas ouvem aquilo e vão para as redes sociais insurgir-se muitas vezes contra aquilo que nem sabem do que verdadeiramente se trata. E com os média portugueses no estado em que estão, como ainda por estes dias aconteceu na TSF com aquele fórum, não sei não. Depois admiram-se como a extrema-direita vai elegendo deputados.
      Quanto ao livro do meu avô, olha que tem mais umas quantas pérolas, por exemplo, sobre o papel da mulher! Dá para fazer uma sequela!

      Eliminar