quinta-feira, 16 de abril de 2020

O Que Aprendi na Telescola Sobre Defesas e Vacina




Devido à pandemia esta semana voltou a Telescola. 
Eu, apesar de viver a vinte quilómetros da segunda maior cidade do país, também andei na Telescola dos anos oitenta. Feita a quarta classe, o caminho seguinte para os alunos aqui da aldeia que continuassem a estudar era ir para a Telescola que ficava a 4Km da escola primária. 
Apanhávamos a camioneta junto com as outras pessoas todas que iam para os seus trabalhos, mormente os trabalhadores de uma fundição que ficava lá perto e lá íamos para as aulas do 1º e 2º anos do ensino preparatório. 

Tínhamos dois professores: um de ciências (matemática/ciências) e outro de letras (português/francês/história). E cada aula começava na televisão, que dava na RTP, em que se explicava , durante dez ou quinze minutos explicava a matéria do dia. No restante tempo da aula, o professor tirava as dúvidas e fazíamos os exercícios. Isto tinha ainda a vantagem de, caso algum aluno faltasse por doença, podia sempre assistir às aulas em casa. Os testes eram iguais para todas as escolas, e eram corrigidos pelos nossos professores, mas eram sempre sorteados por algarismos as escolas que teriam de enviar os testes dos alunos para serem corrigidos pela entidade responsável, e talvez assim, digo eu, confirmassem o nível dos alunos nas diferentes escolas. 

E a verdade é que, quando cheguei ao 7º ano (sim, passei do 2º da Telescola para o 7ºano!) a verdade é que nunca senti que estava pior preparado que os restantes alunos que vinham do ensino direto. E o mais interessante é que estava agora aqui a ler nesta reportagem do Diário de Notícias que enquanto a Telescola atingiu uma taxa de insucesso escolar na ordem dos 10% ou 15%, no ensino direto rondava os 30%!!

Fui agora via Google Maps ver como está o edifício da escola onde tive Telescola e está bastante  diferente como é lógico. Já não tem o chão em terra batida onde jogávamos à bola, e não sei porquê, mas tenho ideia que pavilhão de madeira que havia era mesmo em frente ao edifício principal de dois pisos. Terá sido demolido e construído o outro, que se vê na imagem à esquerda. 



# Recordação dos Tempos de Telescola

Sem comentários:

Enviar um comentário