segunda-feira, 25 de novembro de 2019

É Por Causa da Religião que os Americanos São Tão Atrasadinhos da Cabeça?


Por vias travessas, sim, para o que me havia de dar!, ontem aterrei a ler uma notícia de um jornal do Alabama, estado que fica no sul dos Estados Unidos (aquela zona mais perto dos Açores) e relativamente perto de um outro estado mais conhecido que é o Texas. A notícia chamou-me a atenção pelo título:

Losing our religion? Faith is part of identity in the South, but it’s changing
Em português qualquer coisa como: "Estamos a perder a fé? A fé é parte da identidade no Sul, mas as coisas estão a mudar".

A notícia começa por nos dizer que não há símbolo mais tradicional no Alabama que nos mostra como é a fé por aquelas bandas, do que aquela enorme placa junto da estrada, e que diz "Vai à missa ou o Diabo te apanhará". 

Um dos traços mais vincados deste Estado é a fé e a religião. No Alabama dá-se graças antes das refeições, participa-se de avivamentos, envia-se as crianças para acampamentos religiosos etc, ou seja, facilmente percebemos que por lá a fé é uma coisa séria, tão séria que colocaram o nome de Deus no dinheiro! "In God We Trust"!

Mas vamos a números. Um estudo de 2014 dizia que:

86% das pessoas no Alabama identificam-se como cristãos
78% são Protestantes de diferentes tipos 
7% são Católicos

82% Acreditam em Deus com "Certeza Absoluta"
12% Acreditam em Deus e estão bastante seguros da sua existência

Entretanto em dez anos:

Ateus: Passaram de 1% para 3%
Agnósticos: Passaram de 2% para 4%
Sem religião: Passaram de 10% para 16%

Eu estou muito pouco interessado na ligeira perda de fé dos habitantes do Alabama e de todos os outros estados todos. O que me chamou a atenção foram mesmo os números impressionantes de crentes por aquelas bandas. Mas para o percebermos melhor comparemos por exemplo com as taxas de crentes deles com a Europa, no caso no intervalo de idades entre os 16 e os 29 anos divulgados no ano passado:



Excluindo os três países mais crentes (Israel, Polónia e Lituânia) na Europa as pessoas que se dizem sem religião vão dos cerca de 40% da Áustria, Eslovénia, Irlanda e Portugal, até aos 91% de ateus na República Checa! 

E agora façamos outra análise. E a religião, tem alguma influência e importância na política americana? Se eu vos disser que todos os presidentes americanos, desde a fundação da nação, de George Washington até ao último presidente Donald Trump, todos eram religiosos responde à pergunta? 


Temos então que a religião nos Estados Unidos é coisa muito séria, como já referi, eles até escrevem nas notas que confiam em Deus! E não importa a religião que tenhas, o que importa é que tenhas fé e acredites em Deus, aquele mesmo Deus que também se acredita cá por estas bandas. 

Agora vejam este vídeo da FOX NEWS, a CMTV lá do sítio que contribuiu para a eleição de Donald Trump, e respondam à pergunta do titulo desta publicação:


E, se nos Estados Unidos são muito tementes a Deus e são todos cristão e boas pessoas, como é que se reflete isso na política? Eles preocupam-se com os pobres e os mais desfavorecidos? Não! De todo! Os Estados Unidos praticam desde sempre o capitalismo selvagem. Têm quarenta e um milhões de sem abrigo! Usam armas, matam primeiro e perguntam depois, uma atitude verdadeiramente cristã diga-se! Um em cada seis americanos não consegue tratar da sua saúde e um estudante universitário quando acaba o seu curso tem um empréstimo de cem mil euros para pagar!

Acho que este é um daqueles casos para dizer, como nós dizemos em bom português:
"Fia-te na Virgem e não Corras"!

Sem comentários:

Enviar um comentário