quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Virgem aos 78 Anos

Todos os dias saem livros para as livrarias, para serem vendidos e para darem dinheiro ao autor e ao editor e às livrarias que os vende. Mas os livros são, ou deveriam ser feitos, para ser lidos. É essa a sua utilidade, uma mensagem que se pretende que seja lida. Mas há livros que, foram comprados, ficaram em casa de alguém por este ou aquele motivo, vão ficando esquecidos ou encostados. O tempo vai passando, o papel vai amarelecendo, e o livro continua ansioso pelo dia em que alguém pegue nele e o folheie.  Infelizmente há mesmo livros, como este pobre coitado "Alianista" de Machado de Assis, que já tem 78 anos e continua virgem, verdadeiramente intacto, por rasgar e desvirginar as suas páginas...



Sim, para quem é jovem e/ou não lê livros antigos, antigamente muitos livros saíam para as livrarias com as suas folhas unidas. Competia ao leitor pegar numa faca e separá-las. Se é verdade que tenho recebido muitos livros usados, que suspeito nunca terem sido lidos, neste caso não é uma suspeita, é uma evidência!

P.S: E será que este livro pode ter mais valor por estar intacto? No fundo acho que isto ainda é mais valioso que uma primeira edição! Leiloo já a virgindade do livro!

1 comentário:

  1. Diz-me que era questão de higiene, não sei, já ouvi muitas teorias... mas o melhor dos livros é que para alem de viverem em livraria, para os podermos adoptar, também vivem em bibliotecas para podermos os ter como amigos em casa por uns dias... Acho bem que propriedade intelectual seja paga... e acho bem que um estado pague para que todos possam ter acesso a ela...

    ResponderEliminar