segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Ditado Popular 0 - Meteorologia 1

ALEX WONG, GETTY IMAGES


Sábado ao fim da tarde:

"Vermelho ao Mar.... amanhã vai estar um belo dia de sol."

Olhe que a meteorologia diz que depois de meio-dia vai chover.

- "Vais ver que vai estar sol". 

Veremos se "vermelho ao mar trará um calor de rachar".

Em pleno Verão de São Martinho (que se comemora hoje) temos tido chuva permanente e temperaturas que não fazem lembrar nenhum verão, nem sequer mesmo primavera. E ontem, domingo, choveu. 

Não há assim muito tempo que toda a gente considerava a meteorologia mais ou menos ao nível da economia que nunca acertas com as suas projeções para o semestre seguinte. Mas entretanto a meteorologia, pelo menos as previsões que fazer aqui para os meus lados, tem andado bastante certinhas, tão certinhas que conseguem mesmo bater a sabedoria popular. 


2 comentários:

  1. Engraçado. Aqui na minha zona tem acontecido precisamente o contrário. Quase todos os dias a metereologia prevê chuva e não chove nada de jeito. E tivemos um dia de São Martinho decente, apesar do surgimento de algumas nuvens mais escuras aqui e ali ao longo do dia e as temperaturas também não estiveram nada más ontem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Queen of Hearts,
      Eu por acaso, e muitas vezes, para perceber que tempo estará para o fim-de-semana (se dará ou não para atividades ao ar livre como caminhada e bicicleta) fui-me habituando a consultar o site do Instituto da Meteorologia e as coisas andam a bater mais ou menos certinho, ainda que não deixe de ser curioso que muitas vezes me digam que ouviram na rádio ou televisão coisas bem diferentes que eu vi no site para o meu concelho. E, se antigamente falhavam à grande, hoje em dia, e se calhar fruto de investimentos em tecnologia, já não é bem assim. Já bem diferentes são aquelas previsões a médio prazo, do género "espera-se que 2019 tenha o verão mais quente de sempre" e depois, como vimos este ano, excetuando alguns fins-de-semana, Portugal não teve verão, ao contrário dos outros países da Europa que até bateram recordes de temperaturas.

      Eliminar