sexta-feira, 24 de maio de 2019

Declaração de Voto nas Eleições Europeias 2019




Não acompanhei grande coisa dos tempos de antena, mas fui acompanhando, na rádio pública, alguma coisa da campanha eleitoral dos diferentes partidos, tal como também acompanhei alguma coisa via internet.

Percebi que há partidos a quem ninguém disse que estas não são eleições legislativas, mas sim eleições para o parlamento Europeu. Ouvi constantemente os partidos de direita, PSD e CDS, a falar dia-pós-dia-após-dia em António Costa, nos incêndios, nos hospitais, mas pouco ou nada falaram sobre temas da Europa. No PS o próprio António Costa lembrou-se de dizer que as eleições europeias são uma espécie de referendo ao governo, como se uma coisa tivesse algo a ver com a outra. 

Por outro lado percebi que houve partidos a trazerem temas europeus para a campanha, e tentando evitar os degradantes ataques pessoais, que a meu ver só irão servir para aumentar ainda mais a abstenção.

E, apesar de eu nem democrata me considerar, vou votar mais uma vez nas eleições. No fundo porque, apesar de tudo, voto sempre e porque começo a achar que, para Portugal, é mais importante o que se passa no parlamento europeu do que o que se passa no parlamento português. 

E, se nas últimas eleições europeias, há cinco anos, contribui com o meu voto para a eleição da Marisa Matias, que, considero que terá sido a deputada portuguesa que mais se destacou pela positiva no parlamento europeu, desta feita considero mais importante ter uma pessoa de um outro partido, que um segundo ou terceiro deputado do BE. Porque aprecio o candidato Rui Tavares do Livre, e porque me parece uma pessoa que sabe muito sobre temas europeus, e, mais importante, porque me parece que tem muito boas ideias, que também vão de encontro às minhas, no próximo domingo eu vou votar no LIVRE para que o Rui Tavares possa ir para o parlamento europeu.

2 comentários:

  1. Não te consideras Democrático?
    ...ou tens apenas uma ideia diferente da democracia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As duas coisas. Não acredito minimamente na democracia, e se isto que nós temos hoje em dia é uma democracia, então acaba-se com ela! Repara, ontem, o PS foi o partido mais votado (e que elegeu mais deputados para o PE) mas teve unicamente 11% dos votos dos eleitores!!!
      Como é que só 11% das pessoas que podem votar, definem os destinos de um país? Porque as pessoas não se interessam! 80% dos jovens até aos 24 anos não votam! E depois certamente, habituados a nunca votar, continuarão a não votar até morrer!

      A democracia foi inventada pelos gregos, e o pai da democracia, Sócrates, era contra ela por motivos óbvios!
      Por estes dias, como sabes, o PAN debateu no parlamento que se deveria permitir o voto a partir dos 16 anos (obviamente debateu este tema porque sabe que teria vantagens!
      E eu sou a favor. Porquê? Se um cidadão (mais contribuinte!) pode trabalhar e pagar impostos do seu trabalho, e se aos 16 anos até pode casar, então, também deveria poder decidir os destinos da nação.
      Comentei isso com colegas, e claro que me vieram logo com os argumentos do costume, que aos 16 anos não têm maturidade e não se interessam por política e tal e coisa. Sim senhor, e os velhos de 60,70,80 anos que não distinguem o Rui Rangel do Pedro Marques? Esses podem votar? Como é possível que haja pessoas que há uns anos atrás diziam que votavam no Cavaco por ele ser um homem bonito? Como é que é possível que, no período mais difícil do nosso país, os portugueses possam ter escolhido a pessoa pior preparada para o cargo de primeiro-ministro, só por ele ter uma carinha laroca e uma voz colocada? Como é que isso é possível?
      Há uns anos, quando ainda tinha televisão, vi no "Brain Games" um jogo muito interessante. Mostravam às pessoas candidatos a eleições de outros países, pessoas que elas não conheciam, e desafiavam-nas a arriscar quem ganhou. E uma larga percentagem acertava sempre! Sem conhecer os candidatos muitos menos as suas ideias, se são de esquerda ou xenófobos! Por exemplo, eu já há uns dois anos que digo que António Costa nunca ganhará as legislativas com maioria absoluta. Porquê? Porque ele não tem aspeto para isso! Porque as pessoas não votam nas ideologias, não votam nas ideias, votam nas caras! E a essas pessoas pode-se permitir que votem? Não! No meu entender, tal como no entender de Sócrates, o filósofo, não!

      Tens um AVC, qual preferes que te socorra: um médico, ou um mecânico? Então por que é que na política, algo que mexe tanto com as nossas vidas, deixamos a maioria, burra, nada esclarecida, que acredita na primeira merda que lhe digam, definir os destinos da nação? Depois acontecem abortos como o Trump ou Bolsonaro!

      A democracia é a ditadura da maioria, estúpida, manipulada, e que come o que a "polícia do pensamento" lhe diz para votar! E eu pergunto: é para isto que serve a geração mais letrada de sempre? Para nem sequer levantar o cu do sofá e ir votar?

      Eliminar