sábado, 4 de maio de 2019

Por Que é Que Ninguém Está Empenhado nas 35H Semanais para Todos os Trabalhadores?



Nesta última semana comemorou-se o dia do Trabalhador, mas ironicamente, aos poucos, no 1 de Maio, começa a ser instituído o Dia da Promoçãozinha, à custa de trabalhadores que, em vez de folgarem este feriado (como antigamente) não, vão mas é trabalhar que os mais ricos de Portugal, os merceeiros, querem ganhar mais um bocadinho de dinheiro à custa do dia do escravo. 

De relance apanhei as reivindicações da CGTP. Querem a curto prazo um salário mínimo de 850€.

Mas o que eu não entendo é o porquê de ninguém, nem partidos nem centrais sindicais, nem governo, estarem empenhados em dar as 35 horas de trabalho semanal para todos, e não só para alguns, como aconteceu com a devolução aos funcionários públicos por parte deste governo. 

Neste momento uns trabalham 35 horas por semana, os outros que se fodam, que trabalhem mais um mês e meio por ano!! Sim, disse bem, os funcionários públicos trabalham, só no horário de trabalho normal, menos um mês e meio por ano! Que ricas férias! E ainda passam a vida em greves! 

Acho que não me enganei, e não é preciso ter um curso de matemática para fazer (como a outra) as contas. 

1 Hora a menos por dia são:

5 Horas a menos numa semana

Como trabalhamos 11 meses por ano, são 5 horas x 48 semanas:

Que dá o belo número de 240 Horas!! 

Como um mês de trabalho são 160 Horas, 240 Horas representam, precisamente, um mês e meio a mais de trabalho para um trabalhador do privado. 

Mas um trabalhador numa empresa privada trabalha bem mais que 240 horas num ano, quando comparado com um funcionário público. Nada contra a devolução de direitos cortados pela coligação de Direita, mas, se somos todos trabalhadores, todos devemos trabalhar o mesmo número de horas, e ter os mesmos dias de férias. Isso sim é Igualdade, e não haver trabalhadores de primeira, de segunda e de terceira categoria. Contudo não vejo Ninguém, nem partidos, nem sindicatos, nem governo, empenhados em combater essa tremenda Injustiça. 

Sem comentários:

Enviar um comentário