terça-feira, 28 de maio de 2019

PAN: Quem Quer Ser Grande Tem Que Se Mostrar

"Em 2009, vegans e budistas new age, criam o Partido dos Animais. Só depois da fundação, o seu nome passou a incluir a natureza e ainda mais recentemente as pessoas. É um partido com uma agenda radical poucas vezes explicitada em público, e tem poucas relações com o movimento ecologista europeu. Pretende impor pela via política modos de vida e hábitos pessoais, indo até aos domínios mais íntimos como a dieta de cada um. Arranjou um deputado apresentável e esconde os restantes dirigentes. É o único partido partido português que faz os seus congressos totalmente à porta fechada. Nem o PCP.

O PAN é um partido animalista, nunca foi um partido ecologista. É um partido urbano em conflito violento com modos de vida rurais, avesso à conciliação e ao equilíbrio, e com relações próximas com grupos de ação direta. Ao contrário dos VERDES europeus, não é de esquerda nem de direita, desconfia do Serviço Nacional de Saúde e da medicina moderna e recusa em diversos domínios o discurso científico. O PAN é um movimento mais filosófico e religioso do que político. 

O PAN prepara-se para ter um papel importante nos equilíbrios políticos, podendo dar ao PS, em troco de quase nada, a maioria absoluta que lhe permitiria guinar de novo à direita. Está na altura de começar a ser escrutinado. Sugiro que comecem pelo seu programa. Por propostas como pôr as mulheres a usarem copos menstruais em vez de pensos ou de propostas municipais que apresentou que levariam a retirar os cães aos sem abrigo. Os jornalistas que falem com outros dirigentes para além de André Silva, que exijam assistir aos seus congressos. Quem quer ser grande tem que se mostrar. 



2 comentários:

  1. Obrigado pela partilha.
    estava à espera que alguém falasse sobre este assunto. Havia no ar um estranho silencio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre o PAN relembro o que disse há uns bons anos o Ricardo Pereira, creio que no Governo Sombra da TSF e nunca mais me esqueci:
      "O PAN olha para um sem abrigo na rua com um cão, e acha que o que está errado nesta cena é o cão".

      Eu acho que é meritório defender os animais, aliás, Ghandi disse algo como "podemos conhecer a grandeza de um país pela forma como trata os animais" e acho que há ideias no PAN muito meritórias, mas, antes de tudo, a política é (ou deveria ser) a atividade nobre de resolver os problemas das PESSOAS! E nós elegemos PESSOAS para o parlamento, ainda que na verdade, alguns, andem a fazer cenas de urso! (sem ofensa para os ursos!)
      Mas veremos o que irá acontecer nas legislativas e quantos deputados o PAN elegerá e como se movimentarão as diferentes forças políticas.

      Eliminar