terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Tinder Surpresa

 


Comprar lotes de livros sem saber bem o que está lá dentro é como uma criança abrir um Tinder Surpresa.  

Não sei se fui eu que coloquei o número errado no GPS ou se, pelo contrário, foi ele que se arrogou na vontade própria de me levar quatrocentos números adiante do antiquário. E como ainda por cima era numa estrada de sentido único, e porque meia hora depois tinha outro compromisso (e ultimamente sou um gajo de tantos compromissos que hoje até tentei comprar uma agenda. Tentei mas a menina da papelaria disse-me que já tinha vendido todas) então, acabei por deixar o carro onde estava e caminhar os quatrocentos números a pé. 

Lá chegado fiquei surpreendido pelo peso dos livros. Mas o caminho é em frente. A senhora arranjou-me um daqueles sacos resistentes das compras, e eu ainda coloquei o saco que levei por cima, não fosse os pingos de chuva conspurcarem-me as raridades e fiz-me ao caminho, primeiro carregando os livros numa mão, depois passei para outra e, por fim, carreguei-os com as duas mãos até à mala do carro. E sou tão pouco curioso - à semelhança de quando recebia cartas de amor - que, só quando cheguei a casa, depois do outro tal compromisso, é que fui ver o que me me tinha calhado em sorte. 

Devo ter parecido uma criança com os olhos a brilhar enquanto retirava os livros, um-por-um, com muito cuidado dentro dos caixotes, e, sempre surpreendido com o título que ia saindo. E tanta coisa absurdamente interessante e valiosa me calhou em sorte pelo preço de uma ida ao cinema...

2 comentários:

  1. Desejos de um muito Feliz 2022!
    Também adoro se encontrada por livros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Ceres! Para ti também e para os teus!
      Hoje voltei ao antiquário e trouxe outro caixote que tinha sido reservado mas a pessoa desistiu!

      Eliminar