quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Acasos da Vida: Paratleta

"Tu também jogas?
Sim, mas nunca fui federado!
Podias jogar nos paratletas. Só tens essa deficiência?
(como se já não me bastasse!)
Acho que podias jogar na classe 10.
Sabes que há mais dinheiro para os deficientes do que para os "normais"?


De 2 a 8 deste mês de Dezembro realizou-se em Gaia o Campeonato do Mundo Jovem de Ténis-de-Mesa nas categorias de Sub-15 e Sub-19. Eu não quis deixar passar a oportunidade de ver perto de casa, e bem de perto, as futuras grandes figuras da modalidade que eu gosto e pratico e por isso desloquei-me ao pavilhão de Oliveira do Douro várias vezes (conforme os horários me permitiam) para ver os jogos que estavam a decorrer. 

Fui sozinho, a entrada era gratuita e posso dizer que consolei os olhos a ver os mais jovens jogarem como gente grande. Infelizmente pouca gente se deslocou para um evento desta dimensão. É verdade que estamos em pandemia e também não convinha que o pavilhão estivesse apinhado de gente, mas às vezes era um pouco desolador ver as bancadas vazias.  

Por sorte dia 8 foi feriado e logo após o almoço rumei a Gaia para ver todas as finais. Antes, ainda fui dar uma caminhada de uma hora para esticar as pernas e então depois, sim, instalei-me confortavelmente nas bancadas, e de máquina fotográfica em punho foi registando alguns momentos. 

Mas o momento insólito aconteceu no domingo quando, depois de ter visto a portuguesa Inês Santos eliminar uma alemã, saio da bancada e vou perguntar a um dos jovens voluntários que lá estava se ainda iam jogar mais portugueses. Disse-me que sim, mas entretanto um outro senhor que estava ao lado intervém e pergunta-me se eu também jogo. Respondo que sim, apesar de nunca ter sido federado.

O mais curioso é, de imediato e não sei bem como, diz-me que, com a deficiência que tenho, posso jogar nos atletas com deficiência e conta-me que treina e tem uma academia. Diz-me para o adicionar na rede social e que um dia até posso ir lá treinar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário