"Tentando documentar as suas recordações, voltou a folhear os álbuns dos Jogos Florais enquanto Sara Noriega arranjava qualquer coisa para comer. Viu cromos de revistas, postais amarelecidos dos que se vendiam como recordações nos portais de loja e foi como uma passagem fantasmagórica pela falácia da sua própria vida. Até então fora sustentado pela ficção de que era o mundo quem passava, os costumes, a moda: tudo menos ela. Mas naquela noite viu pela primeira vez de forma consciente como ia passando a vida de Fermina Daza e como passava a sua própria, enquanto ele não fazia mais nada do que esperar. Nunca tinha falado dela com ninguém porque se sabia incapaz de dizer o seu nome sem que se lhe notasse a palidez dos lábios. Mas nessa noite, enquanto folheava os álbuns, com em tantas outras vigílias de tédio dominical, Sara Noriega teve uma dessas tiradas acidentais que gelavam o sangue.
- É uma puta - disse.
Disse-o ao calhas, vendo uma gravura de Fermina Daza disfarçada de pantera negra num baile de máscaras e não precisou de mencionar ninguém para que Florentino Ariza soubesse de quem falava. Temendo uma revelação que o perturbasse para toda a vida, este apressou-se numa defesa cautelosa. Alegou que só conhecia Fermina Daza de vista, que nunca tinham passado dos cumprimentos formais e não sabia nada do que se passava na sua intimidade, mas dava como certo que era uma mulher admirável surgida do nada e enaltecida pelos seus próprios méritos.
- Por obra e graça de um casamento por interesse com um homem de que não gosta - interrompeu-o Sara Noriega.
- É a maneira mais baixa de ser puta."
"O Amor em Tempos de Cólera" / Gabriel Garcia Marquez (1985)
Bem, escolheste um título inteligente e na altura certa .. vai dar muitas visualizações. 😅😅😅
ResponderEliminarNa verdade quando conheci o título do livro da senhora lá da televisão, lembrei-me de imediato desta situação do Amor em tempos de cólera. O título estava mesmo para ser "A maneira mais baixa de ser puta", mas depois, até para se perceber o porquê de aqui ter partilhado, achei que tinha mesmo que ser "Pra cima de Cristina Ferreira"!!
Eliminar