domingo, 15 de novembro de 2020

A Vespa Parasitóide e o Hospedeiro Adormecido

 Por entre os pingos da pandemia e das melhores eleições americanas dos últimos anos, cheias de imprevisibilidade e comédia, em que o candidato que perde diz que ganhou e manda parar a contagem de votos enquanto estava a perder!, eis que o PSD decide coligar-se com os fascistas do CHEGA com vista a governar o arquipélago dos Açores, mas, afinal, veio-se a descobrir que, ao contrário do que Rio queria fazer crer, o acordo é nacional. 


De uma assentada rui toda a argumentação de 2015 e a ladainha do PS ter sido governo sem legitimidade democrática e consegue ainda fazer muito pior: aliar-se aos fascistas da extrema-direita. No fundo o que o PSD mostra é que teve dor de cotovelo da coligação inesperada de esquerda que se formou porque tinha maioria para poder derrubar o governo de Passos e Portas que ostracizava o povo retirando-lhe sucessivos direitos e não dizia que o povo era "maricas" como fez esta semana Bolsonaro, mas disse que era "piegas" e a porta do país era a serventia da casa para quem não estava bem. Rui Rio faz agora nos Açores a mesmíssima coisa que o PS fez em 2015, mas não tendo nojo de se juntar aos racistas, xenófobos, misóginos que querem castrar pessoas ou tirar os ovários às mulheres.

O Partido Popular Democrático, mais à frente Partido Social Democrata foi um partido criado depois do 25 de Abril por Sá Carneiro e era assumidamente, dito pelo próprio, um partido de Esquerda. Entretanto como bem sabemos, depois de Cavaco, Durão e Passos Coelho, qualquer pessoa afirma sem margem para dúvidas que o PSD é de Direita, ou Neo-Liberal, que privilegia a defesa dos interesses dos mais ricos, apesar de, à semelhança dos vários partidos existentes, haver diferentes sensibilidades. 


Sobre o CHEGA. 

Pela mão de Passos Coelho, o verdeiro Dr. Frankenstein, pessoas como eu, que não faziam ideia que o senhor era comentador da bola no CMTV, foi lançado o monstro do populismo-fascista André Ventura como candidato à câmara municipal de Loures e rapidamente começou a falar que Portugal tinha um problema com os ciganos. O homem exagerou de tal maneira que o próprio CDS decidiu retirar-lhe o apoio à candidatura e avançou com o seu próprio candidato. 

Entretanto ficamos a saber ao que vem André Ventura. Apoiado por nazis e pessoas de extrema-direita, racistas e xenófobos, incluindo pessoas como Mário Machado condenado em tribuanal a dez anos de cadeia por matar um preto em Lisboa, e apoiado também por fundamentalistas cristãos, tem tido um discurso de ódio e provocação em linha com o pior que temos visto no mundo, replicando comportamentos de Trump e Bolsonaro, e, com os seus grupos, como os recentes conhecidos dos "médicos e jornalistas pela verdade" e com os seus exércitos de bots espalha mentiras pela net, financiados por grandes grupos financeiros. As suas propostas para "ajudar" o povo passam por acabar com o Serviço Nacional de Saúde (que daria imenso jeito agora nestes tempos de pandemia!), acabar com escola pública, diminuir os impostos aos mais ricos pondo os pobres a pagar mais! E tem gente que adere a estas ideias!

E entretanto Rui Rio decide coligar-se com esta gente, e relembro que Ventura o chamou de "pacóvio"!

Isto faz-me lembrar da vespa parasitóide que para quem não conhece eu passo a descrever. Esta vespa, como o nome indica é parasita, ou seja, colocando os ovos num hospedeiro, geralmente uma lagarta injetando-lhe os seus ovos. Ora o que acontece é que os ovos eclodem e as pequenas larvas vão-se alimentando do hospedeiro. Este continua a comer e a comer, mas sem se aperceber está só a alimentar as vespas parasitas. E é isto que irá a acontecer. Cheio de sede de poder, o PSD acha que será governo mais facilmente aliando-se ao ao CHEGA, mas não se apercebe (ou não quer perceber e o pior cedo é o que não quer ver) que será a ser uma mera barriga de alugar para os parasitas nazi-fascistas do CHEGA crescerem e se espalharem.  


Sem comentários:

Enviar um comentário