domingo, 30 de agosto de 2020

O Turismo na Cidade do Porto em Agosto de 2010

Estava por aqui à procura de umas fotografias e eis se não quando, por obra e graça de sabe-se lá que santinho, tropecei numas fotografias tiradas por mim na cidade do Porto a 30 de Agosto de 2010. Precisamente no dia de hoje há dez anos! 

E muito se tem falado este ano da crise do turismo por causa da pandemia. Os profetas da desgraça já falam em fome, nas sete pragas da bíblia, no regresso do Diabo... (respirar fundo) mas atentemos como era a cidade do Porto em Agosto de 2010.

Dá muito que pensar e refletir que, apesar da pandemia que estamos a viver, ainda assim as ruas do Porto têm hoje muito mais gente que em Agosto de 2010.

Praça da Liberdade quase vazia:



Convento dos Carmelitas e Praça Gomes Teixeira (Leões) vazias:



Livraria Lello e Rua das Carmelitas vazias: 



Praça da Ribeira vazia:



Cais da Ribeira com meia dúzia de pessoas:



Sé do Porto vazia:




Vista de São Bento com a Igreja dos Congregados ao centro, passa um autocarro de turismo e meia dúzia de pessoas a atravessar uma passadeira...


4 comentários:

  1. Olá, bom dia, dá impressão que tirou estas fotos às 7 da manhã ;)
    Na última década tenho visitado o Porto, de preferência entre março e junho ou então em setembro, e não me lembro de ver :
    a avenida dos Aliados sem autocarros turísticos,
    a Sé sem grupos estrangeiros,
    São Bento sem um amontoado de pessoas nas passadeiras,
    ou as esplanadas da Ribeira às moscas.
    Mas as fotos estão muito bem conseguidas :)) Gostei.
    Já agora aproveitava para pedir a opinião de um portuense sobre a entrada paga na livraria Lello, por muito que eu respeite os comerciantes e neste caso concreto é verdade que as entradas ali eram muito por curiosidade, eu diria que os donos acabaram por se dedicar a um negócio turístico deixando a livraria para segundo plano. Será que estou errada ?
    Desejo-lhe uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bom dia,
      As fotos foram tiradas entre o meio-dia e as 2h da tarde! E como se vê muita coisa mudou (para o bem e para o mal) nos últimos dez anos.
      Em relação à Livraria Lello não posso ajudar muito, olhe, primeiro porque (como a J. K. Rowling) nunca sequer lá entrei dentro, e depois porque não estou bem por dentro dos negócios deles apesar de ter ouvido falar que compraram o Teatro Sá da Bandeira, mas não sei muito mais do que isso...
      Boa semana para si também!

      Eliminar
  2. Que estranho pensar que em 10 anos o turismo no Porto de alterou tanto. Aconteceu tão de repente, mas submersos nesta onda perdemos a noção de onde estávamos... e afinal não passou assim tanto tempo.
    A agora que só se fala da crise pela falta de turistas, pensamos: Neste 10 anos de turismo em massa a nossa vida melhorou?? a minha não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o que eu pergunto é: é sustentável financiar viagens de avião tão baratas e andar meio mundo a viajar entre países, a destruir as cidades e em que os habitantes das cidades não conseguem morar nelas? Por um lado os políticos falam muito em Ambiente e por outro fazem tudo ao contrário! O turismo é muito bonito mas é para enriquecer quem abre hoteis e restaurantes porque depois quem trabalha para o turismo ganha em média 650€ para trabalhar fins de semana incluídos!... ainda que também não gostasse do Porto ao abandono pré turismo de massa.

      Eliminar