sábado, 8 de agosto de 2020

O Racista Não se Apercebe do Seu Racismo


"Em que consiste, de facto, a tua vida senão em te aperfeiçoares um pouco cada dia, em te libertares de um ou outro erro, em entenderes bem como os vícios que imputas às coisas estão afinal dentro de ti? Certos vícios, temos o hábito de atribuí-los aos condicionalismos do lugar e do tempo, mas o certo é que, para onde quer que vamos esses vícios nos acompanham. Sabes que Harpaste, a boba da minha primeira mulher, continua em minha casa, pois o testamento obrigava-me a assumir esse encargo. Pessoalmente não sinto o menor interesse por estas pobres criaturas; se precisar de um bobo para me divertir não preciso ir buscá-lo muito longe: troço de mim mesmo! Ora a boba perdeu subitamente a vista. Podes não acreditar, mas a verdade é que a infeliz não percebe que está cega. De vez em quando pede ao escravo que a trata que a leve para outra sala, porque a casa está toda às escuras! Nesta mulher faz-nos rir uma coisa que, espero que o entendas, sucede com a generalidade das pessoas: ninguém se dá conta da própria avareza, da própria ambição. Os cegos, ao menos, ainda pedem a alguém que os guie; nós andamos aos tropeções, não queremos quem nos guie...

Cartas a Lucílio (Carta 48) - Séneca 

3 comentários:

  1. A vida é feita de ensinamentos, venham eles de onde vierem.
    Pessoalmente tenho algumas frases, que chegaram a mim não sei como, algumas até sei :).
    Provavelmente também guardarei algumas destes seus enxertos :)

    Gosto muito de lembrar a seguinte :
    "Todos os dias das nossas vidas temos o dever de aprender algo, para nos podermos deitar mais inteligentes".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, todos os dias temos oportunidade de nos tornarmos melhores pessoas, ainda que eu ache que, mesmo com todas as coisas que vamos aprendendo todos os dias, nem sempre seja fácil nos tornarmos melhores pessoas.
      Bom fim-de-semana!

      Eliminar