quarta-feira, 18 de março de 2020

A Diferença Entre Ladrão e Negócio

"Afinal, quer levar o pneu ou não quer? 
Tenho de o levar, tenho mas - por Deus! - isso leva-nos o dinheiro quase todo.
Bem, isto aqui não é nenhuma casa de caridade. Leva-o ou não?
Sim, acho que tenho de o levar. Deixe-me primeiro vê-lo melhor. É melhor abri-lo um pouco. Quero ver como está o forro. Ó seu filho da puta, você não disse que o forro estava perfeito? Olhe para aqui, está quase furado!
Diabo, você tem razão! Como é que eu não vi isso?
Viu, sim seu filho da puta! E quer arrancar-nos quatro dóllars por um pneu quase furado! Tenho vontade de lhe pregar com tudo na cara!


Ora, deixe-se de armar em valente. Já lhe disse que não tinha visto isso. Sabe uma coisa? Dou-lhe este por três dóllars e cinquenta; pode levá-lo. 
Levo o Diabo! Vou mas é chegar até à cidade mais próxima de qualquer maneira. 
Você acha que o pneu aguenta até lá? 
Tem de aguentar. Prefiro gastar o pneu até à jante a dar um tostão que seja aquele bandido. 
Que é que você pensa afinal que seja um negociante? Ele já disse que não estava ali para se divertir. E isto é que é negócio. Pois o que é que você pensava? Um negociante tem ... o que é que é chama-lhe outra coisa. Olhe: vê ali aquela tabuleta, à margem da estrada? "Service Clube". Almoço às terças-feiras. Hotel Colmado? Seja bem-vindo. É um clube de refeições. Faz-me lembrar uma história que ouvi a um tipo. Ele tinha ido a uma daquelas reuniões e então contou a tal história a todos aqueles homens de negócios que lá estavam. Quando eu era miúdo - disse ele - o meu pai mandou-me levar uma vitela pela arreta e disse-me "Anda, leva-a lá abaixo para que a cubram". E eu assim o fiz. E agora, depois daquela partida, quando um negociante se põe a falar de serviço, pergunto sempre aos meus botões quem é que ele pretende levar com aquela cantiga. Quem está metido nos negócios tem de mentir e aldrabar; o que é chama-lhe outra coisa. Isso é que interesse. Se você roubasse o pneu, seria considerado um ladrão e ia preso; ele tentou roubar-nos quatro dóllars em troca de um pneu furado: a isso chama-se negócio.   

As Vinhas da Ira / Steinback (1939)

Sem comentários:

Enviar um comentário