quinta-feira, 26 de março de 2020

Nem Médicos Nem Segurança Social Ajudam Doentes Crónicos Com Isolamento Profilático


Na sequência do estado de emergência, do meu cada vez maior estado de ansiedade e consequentes apelos para que os doentes crónicos e de risco fiquem em casa, decidi mesmo não ir trabalhar. Contactei o centro de saúde por via digital e ao fim do dia a minha médica ligou-me. Disse-me que as indicações que tem é para não passar baixa porque não se trata de um caso de doença e encaminhou-me para a segurança social direta. 

Contactei a segurança social direta site e fiquei a aguardar. Um dia depois liga-me a médica novamente para saber se já tinha resolvido o problema e disse-lhe que não, que ainda não tinha obtido resposta e ela mesma queria saber porque estavam a aparecer mais situações como a minha. E não tendo obtido resposta da segurança social direta, tive mesmo que contactar por via telefónica, apesar da óbvia dificuldade dado o período que atravessamos.

A senhora que me atendeu muito simpaticamente diz-me que não há nenhum enquadramento legal para os doentes crónicos, que deveria contactar a ACT para tentar saber como justificar as faltas perante o empregador, e informalmente comenta mesmo que, se calhar, a efetivação da baixa seria o que faria mais sentido, tal como tinham feito com a minha colega. 

Tudo isto para mim foi muito estranho quando já tinha lido na internet, e até uma amiga me tinha dito que tendo que estar em isolamento profilático até ganhava a 100% (ao contrário da baixa que é pouco mais de metade) mas pronto, tudo bem, se no atendimento da Segurança Social é isto que me dizem, é porque sim, e quem sou eu para contrariar. 

Lá volto eu a contactar o centro de saúde, desta fez telefonicamente, e passam-me a um médico que estava de serviço (entretanto a minha médica ficou de quarentena porque esteve em contacto com um doente infetado). Explico a situação, e ele de imediato me pergunta "quer que lhe passe baixa? isto é uma ilegalidade, mas com a minha idade também não vou preso"! E o que eu respondi é que não queria que nenhuma ilegalidade fosse cometida, mas queria o meu problema resolvido, e se não há outra forma de resolver, então, sim, que me passasse baixa. 

Só que, infelizmente, e só agora já depois de já estar com baixa é que encontrei a resposta à minha situação, e pasme-se, no próprio site da segurança social, mas não no site da segurança social direta onde sempre procurei!


E o que eu acho é que, as pessoas responsáveis não podem simplesmente dizer "todos os doentes crónicos têm que ficar em casa" mas depois na prática quem trata destas questão (centros de saúde e segurança social) não saibam como encaminhar devidamente os doentes crónicos e de risco. Tanto eu como a minha colega estamos de baixa, na prática uma baixa fraudulenta (ainda que a receber muito menos!) não por culpa própria, mas porque as entidades competentes não estão devidamente informadas e não sabem encaminhar estas situações.

Editado:

Disseram-me entretanto do centro de saúde que perante este cenário complicado as diretivas mudam
constantemente, por vezes até diariamente. E entretanto hoje, na capa do Diário de Notícias diz que doentes crónicos e maiores de 60 anos têm que ficar de baixa para se protegerem, contrariando a informação disponibilidade pela Segurança Social, mas isto é só um título, nõ consegui ler a notícia no site, porque a mesma não é de leitura livre

Sem comentários:

Enviar um comentário