quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Foi o SNS Que me Salvou Porque os Hospitais Privados é Só Fachada

https://www.thisismoney.co.uk/
Dia de análises. Lá fui em jejum até à cidade. Meia hora no pára-arranca do Freixo ao Túnel da Ribeira. Aproveitei e pelo caminho encontrei-me com o John para lhe entregar um agave dragão que há meses tinha encomendado para ele. É sempre uma oportunidade para praticar o inglês. Lá me desenrasquei e ele percebeu onde é que eu estava e depois ainda lhe dei boleia até perto da zona onde ele vive. Antes das análises passei na farmácia do ambulatório para levantar a droga que o meu Estado paga para eu me injetar. São cerca de mil euros todos os meses - obrigado Sistema Nacional de Saúde!, ainda que pareça que muita gente queira implementar em Portugal o sistema de saúde dos Estados Unidos, baseado no segurozinho de saúde privado, e em que se paga 2500€ por chamar uma ambulância ou em que as pessoas estão todas a morrer porque nem sequer têm dinheiro para pagar a insulina. Antes do número 22 ser chamado saquei d' As noites Brancas e li mais algumas  páginas e depois lá rumei hospital adentro para as análises. 

Antes de vir embora, junto à saída, duas senhoras que não se conheciam encetaram uma conversa de circunstância. Mal ouvi "foi o serviço público que me salvou" fiquei de orelhas espetadas para ouvir o resto.

"Eu tenho uma doença degenerativa, neurapatia, que é a doença dos músculos e já tinha um linfoma. No hospital privado já tinha gasto mais de cinco mil euros e não conseguiam descobrir o que tinha. A minha sorte foi ter vindo para o serviço público porque descobriram logo o que tinha. Os hospitais privados é só fachada".

Testemunho tão revelador que não tenho mais nada a acrescentar. 

4 comentários:

  1. Ei konigvs 1000€ por mês para ti em medicação paga pelo sns? Se o ventura vê isto, diz já que é deixar morrer toda a gente que é como tu!!! 😂😂😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas de qual Ventura estás a falar? O Ventura que defende os pobres e oprimidos ou o Ventura que diz mal dos ciganos e dos pretos? O Ventura que quer privatizar a saúde e a educação, ou o Ventura que disse que se o governo investir mais na educação já deixa passar o orçamento do Estado?! O Ventura que grita "vergonha" no parlamento ou o Ventura que tem um braço direito (Sousa Lara) que não abdicou da sua subvençãozinha vitalícia paga por todos nós?

      Eliminar
  2. O sistema privado também têm bons médicos, só acho que o controle é tanto que a maquina não funciona como deveria!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sistema privado é baseado numa coisa: dinheiro. Se fosse por vontade do privado a minha mãe já tinha feito inúmeras cirurgias desnecessárias, mas como tem ADSE eles incentivam logo dizendo que "nao paga quase nada", esquecendo-se que pagamos depois todos nós. A saúde privada é o negócio que mais dinheiro dá no mundo, rivalizando com a venda de armas. Como tal o que importa é faturar não propriamente curar o doente.

      Eliminar