terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Corres o Risco de Apanhar Pneumonia...



Na mesma semana em tomei a vacina contra a pneumonia, e em que me disseram que, contrariamente ao que irá acontecer com a hepatite A e B, é só uma toma em toda a vida, difunde-se nos média que uma pandemia de um novo vírus se está a propagar a partir da China. Faz sentido. 

6 comentários:

  1. Provavelmente se a nossa alimentação fosse outra, como morcegos ou cobras, o sistemas nacional de saúde, repensava!!!

    ResponderEliminar
  2. Isto dos vírus e das vacinas é um assunto complicado. Fiz uma formação há dois anos e no final tivemos de fazer um trabalho de grupo. Foram sugeridos temas, um deles, de um colega, era o das vacinas. Concluí que não sabia nada daquilo. As crianças levam vacina contra pneumococos várias vezes. Os adultos, só uma? Não nos podem estar a vacinar contra cada novo bicharoco que aparece porque eles são diferentes. Tal como o da gripe, vai sempre mudando. Agora apareceu este, nem daqui a um ano vai haver vacina para ele. Vi um video de um chinês que arriscou para os subir no YT- a China já deve ter mandado apagar - a apelar à comunidade internacional para não os deixarem morrer. Fiquei horrorizada: na voz dele aquilo está medonho. Minutos antes tinha lido um artigo do Expresso: ligaram para um luso-australiano que tem negócios na China, em Wuhan, e ele assegurava que corria tudo sobre rodas e que até estava a fazer uma vida normal...WTF. Algures no meio deve estar a razão, não? Estou engripada há mais de uma semana, a minha irmã já foi duas vezes ao médico. Claro que não é o vírus chinês, mas como andamos "atacadas" tudo isto parece ter um impacto maior. Além disso, o meu ex-cunhado é chinês, conheço bem a cultura e até festejei o ano novo chinês. Foi mesmo desgraçado que o vírus tenha surgido em cima das festividades, o cabrãozito bem podia ter esperado mais uns dias...Lembro-me de ouvir histórias da minha avó sobre a gripe espanhola: que as pessoas adoeciam de manhã e morriam à noite. Um dia vem uma praga e faz uma limpeza ao planeta. É uma questão de tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um assunto complicado e eu até já o abordei aqui. Em 2018 saía nos média que a vacina da gripe só tinha uma eficácia de 10%! Dez por cento compensa o dinheiro que se paga? Sem falar na alta probabilidade de tomar a vacina da gripe e passado umas semanas estar de cangalhas doente!
      Depois há algo de muito estranho quando os próprios médicos não se deixam vacinar! Então quer dizer, os profissionais que as vendem (perdão prescrevem!) são os primeiros a não as querer para si e para os seus! Lembra-se da suposta pandemia de gripe A que vinha aí? A classe médica era a primeira a fugir com o rabo à seringa! E depois vêm com aquele discurso dos negacionistas das vacinas como se quem questiona fosse um bronco qualquer acéfalo.
      Concordo. Um dia virá um grande vírus... fabricado pelo homem ;)

      Eliminar
  3. Ahahah, gostei de voltar a ouvir esta. Já me tinha esquecido. A maioria dos meus grupos favoritos são do Puerto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mal ouvi falar em pneumonia lembrei-me desta música. Ou então quando está bastante frio!

      Eliminar