quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Dúvida do Primeiro Dia do Ano

Se a religião católica quis que o tempo se começasse a medir desde que Jesus nasceu, e se nos diz que ele nasceu a 25 de Dezembro (apesar disso não estar escrito em lado nenhum), então por que raio é que o primeiro dia do ano não é o 25 de Dezembro em vez do primeiro de Janeiro?

Nascimento de Jesus - Haaretz

É tudo obra do monge Dionísio que, cerca de 600 anos depois de supostamente Jesus ter existido, decidiu que ele haveria de ter nascido a 25 de Dezembro por forma à igreja católica anexar as celebrações do Solstício de Inverno (Natal, Yule nas terras do Norte da Europa). 
Mas no entanto continuamos a contar o tempo baseado num acontecimento que ninguém sabe verdadeiramente se aconteceu ou não nem verdadeiramente quando, e nos cálculos errados de um monge da Idade Média!

4 comentários:

  1. Ahah, pois é, a culpa é do monge. Mas existem mais calendários no mundo, este é apenas um deles, aquele que seguimos. Ou seja, para nós é o ano 2020, para outros pode não ser. Não me lembro bem disto, mas uma vez fiz uma pesquisa sobre calendários e creio ter ficado com esta ideia. A mim a questão não me incomoda muito, é uma convenção, podia até ser outra coisa qualquer. Acredito que Cristo existiu, o que se escreveu sobre ele é que pode ser bastante questionável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Existem inúmeros calendários e é tudo uma questão de referencial. Podemos dizer que estamos no ano 45 desde o 25 de Abril. Eu gostaria muito que tivesse existido alguém assim como escreveram mas tenho sérias dúvidas que Cristo tenha existido, sérias dúvidas mesmo! Gostava de arranjar o livro Decadêndia que saiu há cerca de meio ano, vamos ver! Bom para Belinha ;)

      Eliminar
  2. Se Jesus existiu e quer acredite ou não no seu poder, não consigo evitar de lamentar todo o mal que lhe foi feito, as penitências, a crucificação...

    Acho que também não me incomoda a questão das datas, o que eu queria mesmo saber, era quantas filhas teve Eva!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso não faz sentido. Se acreditas que ele existiu e que o que está n bíblia é verdade, então não tens que lamentar, porque era o que estava decidido: ele viria à terra para morrer.

      Eva teve dois filhos: Abel e Caim. Por isso dizem os católicos que "somos todos irmãos"!!

      Eliminar