sábado, 28 de abril de 2018

Palavras em Desuso: "Tarraçada"

"Agora bebia era uma estarraçada d'água", disse-me a minha colega na semana passada. 

Imagem Via Google Images
Na verdade eu gosto muito destas palavras tão carregadas de história e significado e que, infelizmente, vão quase entrando em vias de extinção porque deixamos de as ouvir. E mais uma vez lhe disse, que acho muito curioso que ela, quinze anos mais nova que eu, ainda use muitas palavras que eu cresci a ouvir da boca dos meus avós e da minha mãe. E eu cresci a ouvir esta palavra dita precisamente nesta forma : "estarraçada", mas trata-se já de uma adulteração popular. 

Como não podia deixar de ser, fui investigar, e na verdade a palavra correta é tarraçada, que como se percebe significa "grande quantidade de bebida".

1 comentário: