sábado, 31 de dezembro de 2016

A recusa em aceitar uma vida de infelicidade


Acho que compreendo o que sentes por este livro. Dantes também me custava a engoli-lo. Quando o li no liceu, achei a Madame Bovary uma parva. Casou com o homem errado, faz parvoice atrás de parvoíce...Mas quando o li desta vez, apaixonei-me por ela. Ela está encurralada, mas tem uma alternativa. Pode aceitar a vida de infelicidade, ou pode lutar contra ela. E ela escolheu lutar.



E que luta..! Meter-se na cama com qualquer um que lhe diga olá!
No fim acaba por falhar, mas há algo de belo e heróico na rebelião dela. Os meus professores matavam-me se me ouvissem dizer isto, mas... À sua maneira estranha, a Emma Bovary era uma feminista.
Que bonito!Então enganar o marido faz de ti uma feminista?
Não... Não é o enganar. É a fome. A fome duma alternativa, e a recusa em aceitar uma vida de infelicidade.


Litle Children / Todd Field / 2006

2 comentários:

  1. Nunca assisti o filme, mas me deixou curiosa.
    Vou providenciar ;)

    Feliz Ano Novo, Konigvs!
    Beijão.
    Blog: *** Caos ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este pequeno excerto, de uma espécie de clube do livro de várias senhoras mais velhas ("anal sex"? eh eh eh ), que convidam duas mulheres mais jovens para darem a sua opinião, é como que questão existencial do filme: a traição. Casais já com filhos pequenos, onde já quase não existe sexo, e em que as pessoas se deixam levar... Até que de repente cruzam-se com outra pessoa e há ali uma grande empatia. Mesmo que, como vai contando o narrador, a mulher de Brad (Jennifer Connelly) seja muito mais atraente (é alta, corpo definido, mamas grandes) do que Sarah, a mulher que Brad conhece no parque onde leva o filho para brincar. E a própria Sarah questiona Brad num momento íntimo em que estão a ter sexo "quão bonita é a tua mulher"? Mas o filme não é só esta trama entre estas duas personagens, há outras questões que se colocam. Eu já tinha o filme em DVD há algum tempo, mas quis rever de novo. Dá uma vista de olhos e depois diz o que achaste!

      Bom ano novo para ti também Helena :)
      Beijinho

      Eliminar