sábado, 2 de julho de 2022

Vê com os Teus Olhos ou o Momento Poeta de Before Sunrise


Em Before Sunrise, um dos meus filmes preferidos, a dado momento Celine e Jesse, que se conheceram no comboio enquanto viajavam, estão a fazer tempo, visitando Viena (na Áustria) antes de cada um seguir o seu destino. Celine irá regressar a Paris e o jovem Jesse apanhará um avião para os Estados Unidos. A determinado momento da noite cruzam-se com um homem na beira do rio, que fumava e estava rodeado de um caderno. Este interpela-os e convida-os a darem-lhe uma palavra para ele lhes fazer um poema. Caso gostem depois podem-lhe agradecer oferecendo-lhe o dinheiro que acharem conveniente.

Por estes dias de férias, enquanto caminhava em direção ao Castelo de São Jorge, tive um instante que me fez lembrar desta passagem de Before Sunrise. 

Já perto do castelo, há uma paragem obrigatória no Miradouro de Santa Luzia para ver as buganvílias em flor e a paisagem envolvente que faz o postal de Alfama. Depois de uma ou outra fotografia, o jovem de chapéu, pés descalços e cigarro na boca (da fotografia) interpela-me em inglês:

"I was going to ask you when was the last time you smiled, but you have already arrive smiling... 
(Eu ia-te perguntar quando foi a última vez que sorriste mas tu já chegaste a sorrir)

"You can find dozens of these photos on the net. Don't waste your memory card. This is special. I am special. You are special... See with your eyes".

(Podes tirar dezenas de fotografias desse postal. Não ocupes memória do cartão com fotos desnecessárias. E, enquanto vai apontando em volta para as pessoas vai dizendo: isto é especial, eu sou especial, tu és especial. Vê com os teus olhos".

2 comentários:

  1. Lindo!
    Além do filme, este seu post fez-me lembrar a frase de Antoine de Saint-Exupéry
    "Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos" :)
    Um bom fim de semana.

    ResponderEliminar