sábado, 9 de julho de 2022

Conversas Improváveis (70) - Lóbulos Recessivos


Lembro-me da primeira namorada me dizer, olhando para mim há vinte anos, que eu lhe parecia um ser humano já muito antigo, um verdadeiro ancião centenário que passou por muitas vidas... 

Entretanto por estes dias uma senhora reparou nas minhas orelhas e disse-me que achava curioso os meus lóbulos terem características recessivas. 

Ela é da biologia e sabe bem melhor dessas coisas do que eu, que se alguma coisa dei na escola já pouco ou nada me lembro. 

Nós apresentamos determinadas características físicas que podem ter traços dominantes ou recessivas, tais como a cor dos olhos, a cor do cabelo, o formato do nariz, a calvície, a mão com que pegamos nas coisas e, entre outras, também as orelhas. 

A maioria das pessoas tem olhos castanhos. Olhos azuis e verdes são características recessivas. Lembro-me até de se dizer, que a cor de olhos azul e verde seria um erro genético. Tal como a maioria da população usa preferencialmente a mão direita. Eu sou loiro, tenho olhos verdes e sou canhoto de nascença.

Fiquei então saber que há lóbulos presos à cabeça e lóbulos soltos. Os meus lóbulos, ao contrário da maioria da população, estão colados à cabeça. Mas tal como no caso dos meus olhos verdes ou dos cabelos claro (apesar da maioria do mulherio não gostar) nem acho que tenha ficado muito prejudicado com as minhas características recessivas. De velho ancião que passou por muitas vidas?

Sem comentários:

Enviar um comentário