Como é sabido eu gosto de dar as minhas voltas de bicicleta e, por norma vou para diferentes sítios, mas quase sempre para longe de casa, porque vivo num local com grandes desníveis o que não facilita muito a utilização deste meio de transportes ecológico e que ainda por cima faz bem à saúde. Apesar de já por algumas vezes ter pegado na bicicleta e ter ido, por exemplo, até à cidade do Porto, a verdade é que quase sempre tenho que transportar a bicicleta no carro.
Sem nenhum mecanismo auxiliar podemos meter as bicicletas no carro de diferentes formas consoante a dimensão do carro. Eu por exemplo posso tirar uma roda e meter a bicicleta de montanha na mala do carro comercial (dois lugares) que tem uma bagageira grande, ou até rebater os bancos do todo-terreno e metê-la inteira dentro do carro, desde que só transporte mais uma pessoa. Mais facilmente ainda conseguimos meter duas bicicletas dobráveis na mala dum carro utilitário.
Foi isto que disse ao meu amigo que vive num apartamento, que, com duas bicicletas dobráveis conseguia por certo transportá-las no seu Renault Clio sem grande problema. Ele experimentou a minha dobrável, e ficou de tal forma convencido que na semana seguinte já tinha comprado a sua primeira bicicleta dobrável e depois nas semanas seguintes compraria uma para a namorada.
Para transportar bicicletas no carro temos diferentes possibilidades. Os típicos suportes que se usam nas barras do tejadilho, provavelmente a forma mais popular de transportar bicicletas nos carros, mas que implica ter altura e força de braços suficiente para colocar a bicicleta lá em cima, tendo ainda como desvantagem o atrito e barulho e o perigo de malhar com as bicicletas em cima se a pessoa se esquece que as leva lá em cima ; temos também os suportes que se fixam com fivelas na mala do carro, mas em que a maioria é ilegal em Portugal porque ocultam a matrícula e as luzes mas já xistem alguns, mais caro, que são sobreelevados e perfeitamente legais; e temos por último os suportes que se fixam no gancho de reboque.
E foi isso que eu comprei, um suporte para fixar no gancho de reboque para três bicicletas. Comprei-o na net, em segunda mão, mas como novo, porque a pessoa após ter usado duas vezes (o suporte estava completamente novo) ia vender o todo terreno antigo que tinha e não tinha onde o usar. Um suporte deste novo, da marca Norauto, ronda os 150€, eu comprei-o por 90€ com a vantagem da já vir montado!
Este suporte fixa-se como disse muito facilmente no gancho do reboque e só precisamos de lá colocar uma matrícula, porque ligando a ficha de sete pinos de imediato temos luzes e piscas bem visíveis. As bicicletas fixam-se por meio de fivelas que se apertam nos ferros. Gostei bastante deste tipo de suporte. O suporte fixa-se muito facilmente e tem sistema de chave anti-roubo, as bicicletas vão na mala de forma segura, não há atrito nem barulhos, muito menos ilegalidades! Creio que preciso ainda de comprar é um cadeado e aloquete para que, se quiser deixar as bicicletas no suporte e ir, por exemplo, a um café, nenhum amigo do alheio as roube facilmente.
Alguns dos passeios de bicicleta que fiz:
Sem comentários:
Enviar um comentário