domingo, 2 de junho de 2019

Por Que é Que os Trabalhadores do Fisco Andam Tão Criativos na Forma de Cobrar Impostos?


Tenho ouvido diferentes teorias, mas acho que ainda ninguém apontou o óbvio! Os trabalhadores do fisco andam cada vez mais agressivos e até criativos na forma de cobrar impostos, porque ganham com isso!, se não, certamente que se estavam a borrifar para o trabalho e para cobrar cada vez mais impostos em falta!



Então, passam por cima de tudo o que são os direitos das pessoas para irem buscar os impostos em falta, porque no ano seguinte recebem mais dinheiro! 

Ainda assim, (como ontem defendia um amigo meu) apesar desta forma de atuação terrorista, temos que ter em conta que, quem anda por aí à boa vida sem pagar os seus impostos, muitas vezes à espera de um perdão fiscal, só faz com quem o cidadão cumpridor, que paga os seus impostos religiosamente, tenho um sentimento de injustiça e, por outro lado, quantas mais pessoas fugirem aos impostos, mais o cidadão cumpridor terá de pagar à máquina fiscal. 

Ainda assim, e não tendo qualquer simpatia com os devedores do fisco (grandes ou pequenos) eu não posso concordar com esta forma de atuação totalmente discricionária, que manda parar automobilistas para cobrar coersivamente dívidas em falta, e se não pagar fica sem automóvel. 

E até vou mais longe, se é este tipo de coisa que queremos com a descentralização, que cada município possa ser criativo à sua maneira, então eu já começo a ser totalmente contra a regionalização. É que neste caso, só quem vivia no grande Porto é que ficou sujeito a este tipo de terrorismo fiscal, e como vivemos todos no mesmo país, as coisas têm que ser iguais para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário