sábado, 8 de junho de 2019

Por que é que o PCP Tem Perdido Tantos Votos?

Muito se tem falado sobre este tema, com alguns comentadores a apontarem o apoio à coligação de Esquerda que suporta o governo do PS, como principal motivo para que o PCP esteja a perder votos. A minha visão é um pouco diferente, aliás, esse argumento cai logo por terra, quando o próprio Bloco de Esquerda, que também pela primeira vez deu suporte a um governo do Partido Socialista, e contudo não para de subir e nas últimas eleições foi já o terceiro partido mais votado. 

A base de apoio do Partido Comunista Português é, como se sabe, baseada nas pessoas mais velhas. As pessoas mais velhas simpatizam com o PCP, por outro lado é a última opção de escolha para os mais jovens. Acho que não é preciso muito para perceber que este é desde logo o primeiro motivo. Os mais velhos vão morrendo e lá se vão eleitores que se vão perdendo, porque não vão sendo repostos por novos eleitores jovens. 

Depois a idade do líder do partido, Jerónimo de Sousa. Já se percebeu, por mais que uma vez, que os portugueses não gostam de candidatos com os pés para a cova. Veja-se o resultado que Mário Soares teve nas presidenciais de 2006, ficando em terceiro lugar, ou, o lindo resultado que Valentim Loureiro teve quando tentou voltou a governar a câmara de Gondomar, depois de ter saído por limitação de mandatos, e num município em que sempre ganhou eleições por maioria. (Sim, Marcelo ganhará as próximas presidenciais à primeira volta, mas em Portugal, também já sabemos que um presidente fica sempre dez anos no poder)

Jerónimo de Sousa tem 72 anos, está na liderança do partido há quinze anos, há muito que o partido se deveria ter refrescado, veja-se, por exemplo, o que era o Bloco de Esquerda com o carismático Francisco Louça, e agora, liderado há já uns anos por Catarina Martins.

Mas mais importante são as questões ideológicas. E não raras vezes o PCP tem tomado uma posição muito estranha. Eu, pela minha parte não consigo entender: Ainda ontem:


Isto quer dizer o quê? Que o PCP é a favor do massacre que aconteceu há trinta anos na China, em que foram assassinadas centenas ou milhares de estudantes? Ou então qual é a explicação? Eu não consigo perceber.

Pior ainda, é quando o PCP se junta à direita em diversos casos. Assim de cabeça relembro os seguintes casos:

- Contra Voto de Condenação a Angola por detenção de 17 ativistas angolanos.

- Contra a proibição do uso de herbicidas que já se provou provocarem cancros

- A favor dos menores nas touradas

- A favor da redução do IVA nas touradas para 6%

- Contra a Eutanásia





Por mais simpatia que um partido de gente que combateu como ninguém o salazarismo e a ditadura, e que tem um discurso de defesa dos trabalhadores e de combate ao capitalismo selvagem, eu não consigo entender estas tomadas de posição estranhíssimas. Não dá para entender. E talvez estejam aqui, nestas tomadas de posição, as verdadeiras razões para a sustentada queda de votação no Partido Comunista Português. 

Sem comentários:

Enviar um comentário