quarta-feira, 18 de outubro de 2017

O Bode Expiatório

"Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós"


"... E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para expiação do pecado e um carneiro para holocausto. Depois Arão oferecerá o novilho da expiação, que será para ele; e fará expiação por si e pela sua casa. Também tomará ambos os bodes, e os porá perante o Senhor, à porta da tenda da congregação. E Arão lançará sortes sobre os dois bodes; uma pelo Senhor, e a outra pelo bode emissário. Então Arão fará chegar o bode, sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá para expiação do pecado.
Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto como bode emissário. E Arão fará chegar o novilho da expiação, que será por ele, e fará expiação por si e pela sua casa; e degolará o novilho da sua expiação. (Levítico 16)

Via Google Images
Nos dias de hoje, bem longe dos tempos hebraicos que a citação acima do Levítico descreve na bíblia, aplica-se a expressão de "Bode Expiatório" para apontar o escolhido, arbitrariamente, que mais convém no momento, para arcar, sozinho, com a responsabilidade de uma calamidade, de um crime, ou qualquer evento negativo, embora não tenha sido ele a cometê-lo. O bode expiatório é muito empregue na propaganda política. Alguém tem de ser degolado, sacrificado, para todos os outros passem incólumes, por entre os pingos da chuva, e para que todos nós sejamos salvos. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário