quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Da Manipulação da Imprensa: Duas Tragédias, Duas Coberturas Jornalísticas Diferentes

Este verão tivemos duas tragédias: Pedrógão e Madeira, contudo, de uma delas mal se falou. Falou-se no própria dia mas já no dia seguinte quase nem sequer fez capa nos jornais diários. Relembremos os acontecimentos. No dia 15 de Agosto (quase um mês depois do incêndio de Pedrógão Grande!) durante as cerimónias da Senhora do Monte no Funchal, uma árvore caiu e matou treze pessoas e feriu outras quarenta e nove. 


Já estamos em Outubro, e neste tempo todo, vimos a imprensa prestar-se ao servicinho de ir atrás do futuro ex-líder da oposição que veio dizer, que segundo fonte segura, estavam pessoas a suicidar-se em Pedrógão Grande por falta de assistência psicológica. Pouco depois Passos Coelho veio confirmar que era tudo mentira, que afinal foi mal assessorado. A sério? Mal assessorado? 
Mas como uma mentira não chegou e as eleições estavam aí, algum tempo depois tivemos o escarro jornalístico chamado Expresso (aquele que o ex-futuro líder da oposição que plagia Trump disse que era preciso ler para saber a verdade) vir dizer que o governo andava a esconder o número de mortos do incêndio, esquecendo que há separação de poderes, e essa é uma competência do Ministério Público e não do governo. Depois, mais uma vez, veio-se a confirmar que era tudo mentira do Expresso e consequentemente de Passos Coelho. 

Mas no meio disto tudo o que me intriga é: porque raio nunca se falou da tragédia da Madeira? Que Passos e Cristas não mencionassem o assunto eu até compreendo, mas por que é que a nossa imprensa e televisões nunca mais falaram no assunto? Recordo de novo: treze mortos e quarenta e nove feridos! Por que é que nunca se fizeram reportagens até à exaustão (como no caso de Pedrógão Grande) e por que é que não se fez apelo do sentimentalismo barato e do sensacionalismo tão típico da nossa imprensa merdosa e não se fizeram reportagens com os sobreviventes, ou com familiares dos que morreram?

Será que pode ter sido por esta tragédia ter acontecido numa região autónoma que tem um governo PSD? Será possível que a imprensa portuguesa (toda ela de direita) está constantemente a manipular as pessoas, ou será que é tudo da minha cabeça? 

Sem comentários:

Enviar um comentário