sábado, 24 de setembro de 2016

O Político Coerente Mente Sempre

Rima e é verdade.

Depois quase cinco anos no governo, o pior primeiro-ministro português após ditadura - e não estou obviamente a considerar que Santana Lopes, porque esse foi nomeado, e em democracia as pessoas são, supostamente eleitas e não nomeadas, não é senhor Sampaio? - mas este pior primeiro-ministro de sempre, tornou-se agora no pior líder da oposição de sempre. Não tem uma ideia a apresentar, nada, só sabe dizer que vem aí o Diabo, que Deus nos vai condenar a dez pragas, que a lepra vai voltar, e sabe-se lá mais o quê, simplesmente porque o novo governo anda a repor tudo aquilo que ele roubou. Mas ele chama-se Pedro, e todos nós conhecemos bem a história do seu homónimo com o lobo, e ele é igual.

E como foi há tão pouco tempo, eu presumo que as pessoas ainda saibam como é que ele foi eleito: Mentindo! 


Mentiu, repetindo até à exaustão em campanha eleitoral que chegava de austeridade. "Basta" disse ele! Que com ele bastava cortar numas tais gorduras do Estado - a culpa da miséria do país era das Novas Oportunidades e dos miseráveis que vivem do Rendimento Mínimo! E como diria a outra, o contrário da austeridade é a prosperidade! E com ele é que íamos ficar todos ricos!!

Só que, como se previa, mal entrou no governo fez tudo aquilo que disse que não ia fazer!! Aumentou impostos, roubou salários, subsídios de férias e subsídios de desemprego, encerrou hospitais, maternidades, tribunais, cortou freguesias, cortou feriados, quase privatizou a saúde pública, etc etc... Cortou, cortou, cortou, e no fim de contas, depois de tantos cortes, no fim de contas ainda ficamos com mais dívida para pagar! Incrível não é? Mas ele conseguiu!



Mas eu admiro verdadeiramente Passos Coelho. 

Se há coisa que eu admiro nas pessoas é a coerência. Confesso que esta semana duvidei dele. E não deveria tê-lo feito. Já o conhecemos muito bem e não deveria ter duvidado. Mas confesso que pensei "tu queres ver que o homem vai fazer o que prometeu uma vez que seja? Tu queres ver que ele vai mesmo apresentar o livro do Saraiva? Tu queres ver que não vamos ter direito a mais um irrevogávelzinho que seja?" 

Há cinco dias o homem afirmava convictamente, para todos nos rirmos: 
"Não sou de voltar com a palavra atrás".



Quem melhor que ele, para apresentar um livro que é uma valente merda? Mas tu queres ver que ele se vai agora armar em pessoa de palavra e vai mesmo fazer o que disse? Mas estive mal. Duvidei da palavra dele e não o deveria ter feito. Felizmente três dias depois deu o dito por não dito e mostrou que é uma pessoa coerente.


Nada como um político completamente previsível, que é um extremista da coerência. 
Rima e é verdade. Passos é o político coerente: aquele que mente sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário